Brasileiro Sub-20: Mário Jorge, técnico do Flamengo, fala sobre carreira e expectativas para a a competição – Flamengo Com Vc, Mengo – FALANDO DE FLAMENGO site de notícias do Flamengo

Brasileiro Sub-20: Mário Jorge, técnico do Flamengo, fala sobre carreira e expectativas para a a competição – Flamengo Com Vc, Mengo – FALANDO DE FLAMENGO site de notícias do Flamengo

Brasileiro Sub-20: Mário Jorge, técnico do Flamengo, fala sobre carreira e expectativas para a a competição

Por Redação em 03/06/2022 às 22:50:03 Com três títulos nacionais conquistados na temporada passada, técnico foi do sub-13 ao sub-20 em seis anos Mário Jorge dos Santos Silva. O nome do técnico do Flamengo sub-20, que joga amanhã na abertura do Campeonato Brasileiro da categoria, é uma homenagem ao grande Mário Jorge Lobo Zagallo, ex-técnico da Seleção. A pedido do avô botafoguense, ele queria que o nome do neto fosse Zé Galo, porque chamava assim o tetracampeão do mundo assim, mas a mãe de Mário Jorge não deixou.

– Ela preferiu Mário Jorge porque meu pai já era Mário César. Então para agradar o meu avô , ficou assim.

Mario Jorge no Flamengo

Gilvan de Souza/Flamengo

A homenagem ao vitorioso técnico não é apenas no nome. Mário também se inspira muito em Zagallo no futebol, tendo-o como referência na profissão pela conhecida capacidade de adaptar jogadores. Aliás, adaptação é um tema chave para o treinador, que em seis anos, passou em todas as categorias do sub-13 até a sub-20 do Flamengo.

– No clube, eu começo em 2016 no Sub-13. Dois meses depois sou promovido ao Sub-14. No ano seguinte fui para o Sub-15 e em 2019 para o Sub-16. Em 2020 fui para o 20B, que é uma auxiliar do Sub-20, e em 2021, fui para o sub-17.

A temporada 2021 foi realmente um divisor de águas para Mário Jorge no Flamengo. Com vários jogadores que hoje estão no Sub-20, o técnico conquistou no Sub-17 a Supercopa, a Copa do Brasil e o Brasileiro da categoria.

– A temporada foi sensacional, né? A gente já trabalhou com a maioria desses atletas. Me atrevo a falar que mais de 85% do elenco já teve alguma experiência comigo em uma outra categoria. Essa geração do Lázaro, Noga, Daniel Cabral e Reinier foi minha no Sub-14. São meninos muito identificados com o clube, o que acaba facilitando isso. Essa relação anterior ela não se extingue, mesmo eles saindo da minha mão, a gente se esbarra todos os dias, a gente se encontra todos os dias pelo clube.

Flamengo ergue a taça de campeão brasileiro sub-17

O Brasileiro Sub-20 foi apontado como a competição mais difícil da categoria e Mário Jorge disse que o time entra para “entregar algo que contemple a torcida e a direção”. O treinador também falou sobre a importância do Flamengo utilizar jogadores de base em competições como o Carioca, e como isso pode ajudar no torneio.

– Na grande essência, o grupo do Sub-17 ano passado está inserido no Sub-20, outros até no profissional, isso também é um facilitador. A gente vê Matheus França, Vitor Hugo, Cleiton, Marcos Paulo, Wesley, Igor Jesus, Iago, Werton, todos esses meninos jogaram algumas partidas do Carioca. É um benefício ter um nível de experiência quando eles saem para jogar em diferentes cenários e retornam em um patamar bacana.

– Esses meninos da categoria sub-20 são alçados ao profissional o tempo todo durante a semana. Eles já conseguem ter um tipo de vivência com o profissional, é uma coisa muito natural ali.

Outro jogador que ainda não recebeu tantos minutos no profissional, mas já se destaca muito na base é o atacante Mateusão. O jovem de 18 anos é o artilheiro do Campeonato Carioca Sub-20 e foi bastante elogiado por Mário Jorge.

+Artilheiro do Carioca Sub-20, Mateusão projeta estreia no Brasileiro e chances no profissional do Flamengo

– Matheusão um atacante de área na essência. É um atleta muito potente e muito veloz. Finaliza muito bem, principalmente quando está entrando em velocidade. É um jogador que está evoluindo no jogo aéreo.

Mateusão em ação pelo Flamengo

Gilvan de Souza/CRF

– Acredito muito no desenvolvimento desse atleta porque ele ainda é primeiro ano de sub-20, ele é 2004. Então teria mais dois anos na categoria, mas acredito que a qualquer momento ele vai ser alçado profissionalmente.

Artilheiro do Carioca Sub-20, Mateusão projeta estreia no Brasileiro e chances no profissional do Flamengo

Perguntado sobre o bom momento de jovens como João Gomes e Lázaro, e a turbulência que Hugo Souza passou no profissional, Mário ponderou sobre o imediatismo e elogiou a estrutura do Flamengo no aspecto psicológico.

– Eu acredito que o futebol no profissional tem uma particularidade que você vai do céu ao inferno de quarta para sábado. A gente tenta desenvolver um trabalho na base feito pela Duda, que é nossa psicóloga. Desenvolver essa base mental, principalmente para passar momentos difíceis com os atletas.

– Momentos difíceis podem acontecer: uma lesão, uma não relação para o jogo, de repente o cara que é titular acabou de perder uma posição, perdeu um título, pode acontecer uma falha. A gente tenta desenvolver para que eles entendam que essas coisas vão acontecer e, se não aprender com isso, o erro não vai ter validade nenhuma pra gente.

– A coisa mais importante que eu fiz ao longo da minha carreira foi tentar trabalhar uma questão que eu acho que é fundamental pra qualquer treinador. A gestão de ambiente, gestão de pessoas. É uma coisa muito importante que o treinador também precisa ter muita sabedoria, muita resiliência pra poder passar pelos momentos mais difíceis.

Divulgação

+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!

+ Leia mais notícias do Flamengo

Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!

O podcast ge Flamengo está disponível nas seguintes plataformas:

???? Globoplay – clique aqui para ouvir!

???? Spotify – clique aqui para ouvir!

???? Google Podcasts – clique aqui para ouvir!

???? Apple Podcasts – clique aqui para ouvir!

???? Pocket Casts – clique aqui para ouvir!

?? Dá o play!

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Divulgação

FLAMENGO CADA VEZ MAIS FORTE! FAÇA PARTE DO NAÇÃO! CLIQUE AQUI!

Fonte:

Tags:   .comu_erro {font-size: 10px;color: #aaaaaa;font-weight: bold;text-transform: uppercase;letter-spacing: 0.06em;background: #f4f4f4;padding: 0 10px;line-height: 23px;display: inline-block;margin-right: 2px;border-radius: 5px;cursor: pointer;padding-right: 5px;}.comu_erro svg{margin-top: 1px;margin-left: 5px;} Comunicar erro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.