Rio de Janeiro, RJ, 16 (AFI) – Em meio às decisões de oitavas de final da Copa Libertadores, Botafogo e Flamengo se enfrentam neste domingo, às 18h30, no estádio Nilton Santos, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico é rodeado de emoção pela boa fase das equipes, que estão disputando a liderança da competição. O duelo será transmitido pelo Premiere (pay-per-view) e acompanhado pelo Placar Ao Vivo do Portal Futebol Interior.
Com 42 pontos, o Botafogo iniciou a rodada na liderança e quer fechar mais uma na ponta, mas, para isso, precisará derrotar o Flamengo, um adversário direto. O time alvinegro vem de derrota para o Juventude por 3 a 2 e tenta tirar um pouco o Palmeiras, que enfrenta na Libertadores, ao menos por um momento.
O Flamengo tem 41 pontos, mas um jogo a menos do que o rival. O time de Tite vem de um empate com o Palmeiras por 1 a 1 e está se preparando para viajar até La Paz para encarar o Bolívar na altitude. O elenco rubro-negro, no entanto, permite que o treinador faça alterações e mantenha o nível e jogabilidade.
O clássico já foi disputado em 348 jogos, com 129 vitórias do Flamengo, 106 do Botafogo e 113 empates. No último confronto, ainda pelo primeiro turno, a equipe alvinegra venceu por 2 a 0.
COMO VEM O FOGÃO?
Com a Libertadores no meio do caminho, a tendência é que ambos joguem com ao menos um time misto. O Botafogo não terá para o duelo o zagueiro Lucas Halter e o lateral Marçal, suspensos.
Por outro lado, Tiquinho Soares, que retornou contra o Palmeiras após se recuperar de uma lesão, poderá ser escalado para ganhar ritmo de jogo, visando o duelo de quarta-feira. O técnico Artur Jorge deve poupar os seus principais jogadores.
“Domingo temos mais um jogo de grande exigência, contra o Flamengo. Mas vamos pensar nesse jogo (contra o Palmeiras) para seguir com essa chama e essa forma de jogar tão apaixonada para ter sucesso”, disse o técnico Artur Jorge.
DE OLHO NO MENGÃO!
Do outro lado, o Flamengo tem uma lista grande de desfalques por lesão. O lateral Viña e o atacante Éverton Cebolinha passaram por cirurgia e só voltam no próximo ano. O volante Erick Pulgar está suspenso. Contra o Bolívar, os atacantes Pedro e Gabigol saíram lesionados, o último é certeza que não terá condições de atuar.
O jogo dará oportunidade a nomes que vêm tendo uma rodagem menor com Tite, a exemplo do volante Allan e do atacante Carlinhos. Bruno Henrique, David Luiz e Léo Ortiz também devem ganhar espaço.
“Eu gostaria de ficar um tempo grande no Flamengo, mas eu sei que a cada dia que passa é um dia a menos que vou ficar aqui. Mas a grandeza do Flamengo, dos seus atletas, eu queria estar errado para falar de calendário. Mas olhem o que está acontecendo”, criticou Tite sobre o calendário.