Flamengo jogou mal e viu o Botafogo abrir boa vantagem na ponta do Brasileirão
Com muitos desfalques, o Flamengo até lutou, mas não conseguiu vencer o Botafogo. O rival ganhou por 4 a 1 e voltou para a liderança do Brasileirão, abrindo cinco pontos para o Rubro-Negro. Mateo Ponte, Igor Jesus e Matheus Martins (duas vezes) marcaram para o time do Engenhão, com Bruno Henrique descontando para o Fla.
Tite não pôde contar, por exemplo, com Pedro, Gabigol, Luiz Araújo, De La Cruz (não saiu do banco), entre outros desfalques. Para piorar a situação, Arrascaeta se machucou logo aos cinco minutos. Desse modo, o Flamengo parou aos 41 pontos e viu o líder Botafogo pular para 45. Porém, o Fla tem uma partida a menos.
PRIMEIRO TEMPO EQUILIBRADO
A partida começou da pior maneira possível para o Flamengo. Logo aos dois minutos, após cruzamento do lado esquerdo, Mateo Ponte apareceu livre nas costas da lateral esquerda rubro-negra e abriu o marcador. Logo na sequência, Arrascaeta sentiu a virilha e foi substituído, preocupando a Nação de olho no jogo de quinta-feira (22), contra o Bolívar (BOL), na Libertadores. Tite optou por Victor Hugo para entrar em campo.
Só dava Botafogo! Aos sete minutos, Marlon Freitas, que deu assistência para Ponte, arriscou de fora da área, para defesa de Rossi. Com 20′, em saída errada do goleiro do Flamengo, Gregore dominou no meio campo e arrancou até a intermediária, arriscando próximo da meta do Mengão.
No entanto, o pai do Botafogo estava em campo: Bruno Henrique. O ‘Rei dos Clássicos’ recebeu passe extraordinário de Léo Ortiz, ficou cara a cara com John e deu linda cavada para empatar a partida aos 25 minutos. Apesar de o rival ter mais a posse de bola, as melhores chances eram rubro-negras na reta final do primeiro tempo.
Aos 38 minutos, Ayrton Lucas arriscou de longe, mas acertou a rede, pelo lado de fora. Posteriormente, aos 40′, Léo Ortiz achou Carlinhos dentro da área, porém, o centroavante isolou, desperdiçando boa chance. Antes da pressão do Flamengo, o Botafogo até chegou a marcar, no entanto, a arbitragem assinalou impedimento.
ROSSI PEGA PÊNALTI NO SEGUNDO TEMPO, MAS NÃO É SUFICIENTE
Por conta do controle de cargas, Tite tirou Gerson no intervalo e lançou o garoto Evertton Araújo. Ou seja, a segunda alteração por conta física, já que Arrascaeta saiu no início do duelo com dores na virilha. Porém, a mexida não deu resultado. Aos oito minutos, o argentino Almada passou por Wesley e chutou. A bola bateu em Léo Ortiz, depois em David Luiz e sobrou para o atacante Igor Jesus, que empurrou para as redes da pequena área. Botafogo 2×1.
Apagado no primeiro tempo, Almada apareceu na etapa final. Depois de participar do segundo gol, o argentino chutou com perigo aos 12 minutos, e o conterrâneo Rossi jogo para escanteio, com a ponta dos dedos, aos 12 minutos. Posteriormente, o troco rubro-negro: Wesley recebeu da direita e bateu forte, para defesa de John.
Com 21 minutos, o VAR marcou pênalti para o Botafogo, em lance de Ayrton Lucas com Luiz Henrique. Na cobrança, Almada bateu mal e Rossi defendeu. Logo depois, Luiz Henrique fez outra grande jogada pela direita e deixou para Tiquinho Soares, na marca do pênalti, que isolou. Aos 26′, o goleiro do Flamengo salvou um lance cara a cara com Savarino.
Três minutos depois, Luiz Henrique, o melhor em campo, tirou tinta da trave de Rossi em finalização da entrada da área. O Botafogo não parava de perder gols. Aos 33′, Matheus Martins apareceu livre na área e finalizou nas mãos de Rossi, destaque do Flamengo no clássico. Porém, quando o relógio marcava 38′, não teve jeito. Savarino cruzou da direita, e Matheus Martins matou o jogo: 3 a 1. Matheus ainda fez o quarto, nos acréscimos: 4×1.
PRÓXIMO JOGO
O Flamengo volta a campo na próxima quinta-feira (22), em La Paz, contra o Bolívar, pela volta das oitavas de final da Libertadores. Se tem Mengão em campo, logo, há transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube. Além disso, a ESPN mostra o embate. Já no domingo (25), o Rubro-Negro encara o Bragantino, pelo Brasileirão, às 20h (horário de Brasília).
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 4X1 FLAMENGO
Competição: Brasileirão, 23ª rodada
Local: Engenhão, Rio de Janeiro
Data: 18 de agosto de 2024
Gols: Ponte 2’/1º, Bruno Henrique 23’/1º, Igor Jesus 8’/2º, Matheus Martins 38/2º, 48’/2ºBotafogo: John; Mateo Ponte, Bastos, Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas e Almada; Savarino, Luiz Henrique e Igor Jesus. Técnico: Arthur Jorge.
Flamengo: Rossi; Wesley, Fabricio Bruno, David Luiz, Ayrton Lucas; Allan, Léo Ortiz, Arrascaeta, Gerson; Bruno Henrique e Carlinhos. Técnico: Tite.