Flamengo está ‘por detalhes’ de fechar a contratação de Gonzalo Plata, junto ao Al-Sadd, do Catar
O Flamengo segue atento ao mercado de transferências. Após a chegada de Michael, o clube carioca avançou pela contratação do atacante Gonzalo Plata, que pertence ao Al-Sadd, do Catar. Ex-treinador do ponta-direita na Seleção Equatoriana, o argentino Jorge Célico deu um ‘spoiler’ sobre o que o jogador de 23 pode entregar, caso o acordo com o Mengão aconteça.
— Gonzalo vai ao Brasil e vai estourar, vai apaixonar o futebol brasileiro, acredite. O torcedor brasileiro valoriza e se encanta muito com esse jogador criativo, imprevisível -, disse o treinador, que comandou Gonzalo Plata enquanto ocupou cargo de treinador interino da Seleção Equatoriana, entre agosto de 2019 e janeiro de 2020.
PLATA FICA DE FORA DA COPA AMÉRICA
Gonzalo Plata é convocado pela Seleção principal do Equador desde 2019, inclusive, jogou a Copa do Mundo em 2022. No entanto, uma polêmica tirou o jogador da disputa da Copa América em 2024. À ocasião, o atleta recebeu punição pela Federação, após ser flagrado numa boate de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ao lado do zagueiro Robert Arboleda, do São Paulo. Dessa maneira, após tecer elogios sobre o estilo de jogo de Plata, Jorge Célico afirmou: “Ele é um garoto, que já cometeu erros, mas merece nova oportunidade. Não é um garoto ruim”.
GONZALO PLATA POR CLUBES
Iniciando a carreira no Independiente del Valle (EQU), Gonzalo Plata pouco jogou profissionalmente no futebol sul-americano. Logo foi vendido ao Sporting, de Portugal. Depois de três temporadas no clube português, principalmente entre divisões de base e time B, transferiu-se para o Valladolid, da Espanha. Por fim, na última temporada, chegou ao Al-Sadd. Lá, o ponta teve o melhor desempenho da carreira em números: 12 gols e oito assistências em 33 exibições.
POR MENORES DA NEGOCIAÇÃO
O equatoriano, de 23 anos de idade, já acertou tempo de contrato e valores a receber em salários e luvas, faltando apenas os últimos ajustes em relação à compra do passe junto à equipe catari. O Flamengo deve pagar algo em torno de 3,65 milhões de euros (R$ 22,4 milhões) para comprar 30% dos direitos econômicos. Vale destacar que dirigentes do clube carioca estão em viagem para acertar detalhes da negociação.