Pela primeira vez na história, três clubes cariocas estão nas quartas de final da Copa Libertadores. Dois deles são os últimos vencedores: Flamengo e Fluminense. A possibilidade de um confronto entre essas equipes já causa apreensão entre os argentinos, uma vez que Buenos Aires sediará a partida decisiva, no dia 30 de novembro. Durante uma conversa em um programa de televisão argentino, um jornalista afirmou que pediria demissão caso o clássico acontecesse no Monumental de Nuñez.
“”, disse um dos jornalistas. “”, respondeu um dos colegas, imaginando a final da Libertadores. Em seguida, outro profissional se manifestou de forma exaltada e declarou: “Vou te dizer algo. Se ocorrer uma final entre times brasileiros, eu peço demissão e vou embora. Não permitirei que esta cidade seja invadida por cidadãos brasileiros. Não tolerarei“.
Apesar da preocupação dos argentinos, o caminho é longo para que Flamengo e Fluminense cheguem à final da Libertadores. O time de Tite terá que eliminar o Peñarol (URU) e depois enfrentar o vencedor entre São Paulo e Botafogo. Já a equipe de Mano Menezes precisará superar o Atlético-MG e, em seguida, o vencedor entre River Plate (ARG) e Colo-Colo (CHI).
O Flamengo iniciará a disputa por uma vaga na semifinal da Libertadores em 19 de setembro, contra o Peñarol, no Maracanã. O jogo de volta está marcado para a semana seguinte, em 26/09, no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, no Uruguai. Ambos os confrontos serão realizados às 19h (horário de Brasília).
A Conmebol já anunciou que Buenos Aires sediará a final da Copa Libertadores da América. No entanto, a entidade ainda não confirmou se o Monumental de Nuñez será o local do jogo. Contudo, como o estádio do River Plate é um dos maiores da América do Sul, é provável que receba mais de 85 mil espectadores na grande decisão em 30 de novembro.
Publicado em colunadofla.com