Sem categoria

Tite tem reação inesperada em primeiro encontro com Gonzalo Plata,

Muitos dos adeptos do Flamengo não estão familiarizados com Gonzalo Plata, novo reforço da equipe para a segunda metade da temporada. Contudo, o treinador Tite tem uma clara lembrança do atacante dos confrontos entre Brasil e Equador, durante o tempo em que ele comandava a Seleção Brasileira. Ao receber o novo número 45 no Centro de Treinamento Ninho do Urubu, neste sábado (31), o técnico teve uma reação surpreendente ao saudar a contratação.

“Como está? Tudo bem? Está lembrando de mim? Eu lembro dele, eu falava ‘pega ele’, e ele ‘vup vup’ (gesticulando com o braço, como se Plata fosse muito rápido no campo). Seja bem-vindo, tá?”, disse Tite, em vídeo divulgado pela ‘FlaTV’ neste sábado (31).

Em 26 de julho de 2021, Brasil 1×1 Equador, Plata jogou 18 minutos pela Copa América. Em 27 de janeiro de 2022, Equador 1×1 Brasil, Plata jogou 90 minutos e deu assistência nas Eliminatórias da Copa.

Plata e Tite se enfrentaram duas vezes, resultando em empates entre Equador e Brasil ambas as vezes. O primeiro confronto ocorreu na Copa América de 2021, realizada no Brasil. No Estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia, Éder Militão abriu o placar, mas Ángel Mena empatou. O jogador do Flamengo entrou em campo apenas aos 27 minutos do segundo tempo. Curiosidade: Gabigol e Everton Cebolinha formaram o ataque da Seleção na partida.

No entanto, no ano seguinte, Plata se destacou. No Estádio Casa Blanca, em Quito, o jogador cobrou um escanteio e Félix Torres marcou de cabeça. Nesse jogo, o atacante causou muitos problemas para Alex Sandro, também reforço do Flamengo nesta temporada. Pelo Brasil, Casemiro abriu o placar e Gabigol entrou em campo no segundo tempo.

Para finalizar a contratação de Plata, o Flamengo investiu 4,25 milhões de dólares (R$ 24 milhões) por um percentual superior a 30%, com outros gatilhos envolvidos. A operação para a aquisição total dos direitos econômicos será concluída em 9,1 milhões de dólares (R$ 51,9 milhões). O equatoriano estava no Al Sadd, do Catar, antes de se juntar ao Flamengo.

Apesar de estar em boa forma, já que participou da pré-temporada do Al Sadd, Plata ainda não tem previsão para estrear no Flamengo. Afinal, o nome do equatoriano ainda não foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Publicado em colunadofla.com