O jovem atacante Welinton, artilheiro do Flamengo na Copinha 2024 e campeão da Libertadores Sub-20, acaba de ser anunciado como o mais novo reforço do Botafogo para o restante da temporada. Com apenas 19 anos, o jogador irá inicialmente integrar as categorias de base do clube rival, retornando ao Rio de Janeiro por empréstimo, após ter sido cedido pelo Juventude.
Segundo informações, Welinton se destacou no Flamengo durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano, terminando como o principal goleador da equipe com seis gols. Além disso, o centroavante foi titular na conquista da Libertadores Sub-20, em março, quando o time carioca derrotou o Boca Juniors (ARG) na final. Apesar de sua participação, o camisa 9 não conseguiu marcar gols no torneio. No Brasileirão Sub-20, ele marcou três vezes em 11 partidas.
Anteriormente, Welinton tinha contrato com o Flamengo até julho deste ano, mas o clube optou por não exercer a opção de compra ao Juventude, levando o jogador de volta para Caxias do Sul. No entanto, em setembro, o Botafogo se interessou pela promessa e fechou um acordo com o atacante até dezembro de 2024.
Antes, o contrato de Welinton com o Flamengo era válido até janeiro de 2024, mas o técnico Tite solicitou a extensão do vínculo por mais seis meses, a fim de observar o jogador de 1,87 metro. Embora tenha sido relacionado para jogos da equipe principal, como contra Athletico-PR e Bolívar-BOL, ele não chegou a entrar em campo.
Para adquirir definitivamente o jogador, o Flamengo teria que desembolsar cerca de R$ 1 milhão por 50% dos direitos econômicos. No entanto, a equipe carioca decidiu não prosseguir com a negociação, mesmo com a possibilidade de adquirir 70% por R$ 1,5 milhão. O Juventude, por sua vez, acredita no potencial do atleta e prefere manter uma porcentagem em possíveis transferências futuras. Apesar disso, o Flamengo considerou que o investimento não seria justificável.
Publicado em colunadofla.com