Brasil e Equador se enfrentam nesta sexta-feira (06), mas Gonzalo Plata não foi convocado
Gonzalo Plata treinou com o grupo do Flamengo pela primeira vez na quinta-feira (05). Porém, o jogador poderia ser desfalque na atividade, já que a Seleção do Equador, país de origem do reforço rubro-negro, estava se preparando para enfrentar o Brasil. O ponta é ausência na lista de convocados desde uma confusão extracampo ocorrida no mês de março. Brasileiro e equatorianos se enfrentam logo mais, às 22h (horário de Brasília), em Curitiba.
Ao lado de Arboleda, do São Paulo, e Kendry Páez, Gonzalo Plata foi flagrado em uma boate em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Apesar de o trio ter argumentado que era um momento de folga, a festa rendeu críticas da Federação do Equador. Nas imagens divulgadas, os atletas aparecem dançando ao lado de mulheres e exibindo dinheiro.
Após o ocorrido, Plata e Arboleda também ficaram fora da Copa América, realizada em junho e julho, nos Estados Unidos. Por outro lado, Kendry Páez foi ‘perdoado’, já que é menor de idade (tinha 16 anos, na época). Mesmo com a troca de comando após a competição, com a saída de Félix Sánchez Bas e a chegada de Sebastián Beccacece, o atacante do Flamengo e o zagueiro do São Paulo não foram convocados para os jogos contra o Brasil (dia 06) e Peru (dia 10), pelas Eliminatórias da Copa.
TITULAR ABSOLUTO
Antes da confusão na boate nos Estados Unidos, Gonzalo Plata era titular absoluto do Equador. Na Copa do Mundo de 2022, por exemplo, o reforço do Flamengo atuou os 90 minutos nos três duelos na competição, contra Catar, Holanda e Senegal. Contudo, com apenas quatro pontos, a equipe acabou eliminada na primeira fase.
Posteriormente, Plata fez dois amistosos pela Seleção em 2023, contra Bolívia e Costa Rica, e atuou pelas Eliminatórias da Copa do Mundo diante da Argentina e do Uruguai. Por fim, após os duelos com Guatemala e Itália, em março desse ano, o ponta do Flamengo não recebeu novas oportunidades, afinal, justamente após o jogo com o time europeu, aconteceu a festa em Nova Iorque.
EQUADOR SEM PLATA, JÁ O FLAMENGO…
Assim sendo, o Equador encara o Brasil nesta sexta-feira (06), sem Gonzalo Plata. A bola rola a partir das 22h (horário de Brasília), no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Mas o atacante estará no Centro de Treinamento Ninho do Urubu na manhã do mesmo dia, para realizar o segundo treinamento com o grupo do Flamengo.