Com uma trajetória de 12 títulos conquistados vestindo a camisa do Flamengo, o goleiro César Bernardo enfrentou uma situação peculiar em sua carreira, aos 32 anos de idade. Após não ter seu contrato renovado pelo Boavista (POR) em junho, o arqueiro foi readmitido pela mesma equipe neste mês de setembro. A razão para isso foi o grave lesão de ambos os principais goleiros do time.
No último dia 10, os goleiros João Gonçalves, titular, e Luis Pires, reserva, sofreram uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho durante um treinamento, o que os deixará fora dos gramados pelo restante de 2024. Além disso, o Boavista está proibido pela FIFA de contratar novos jogadores devido a dívidas pendentes.
Dessa forma, César, que estava sem contrato, foi ‘recontratado’ pelo Boavista. Agora, o ex-jogador do Flamengo se junta aos jovens Tomás Maçães e Cristiano Bacci, ambos com 17 anos de idade. Em sua primeira passagem pelo clube português, onde permaneceu por dois anos, o talento formado na base do Flamengo atuou em apenas seis partidas.
Apesar da situação delicada do Boavista em relação à posição de goleiro, César permaneceu no banco de reservas na segunda-feira (16). Na quinta rodada da Série A do Campeonato Português, o ex-jogador do Flamengo foi uma opção, enquanto Tomás Maçães iniciou a partida. O Boavista acabou empatando em 2 a 2 contra o Estrela Amadora (POR), em jogo disputado fora de casa.
Com 12 títulos, César está atrás apenas de Zico e Junior, que possuem 13 conquistas, na lista dos maiores vencedores da história do Flamengo. O goleiro fez parte do elenco em triunfos como Libertadores (2019), Recopa (2020), Brasileirões (2019 e 2020), Copa do Brasil (2013), Supercopa (2020) e Cariocas (2011, 2014, 2017, 2019, 2020 e 2021).
Na publicação feita por César nas redes sociais em 28 de junho, o goleiro se despediu do Boavista FC com a seguinte mensagem: ‘Hoje, me despeço do Boavista FC. Sou grato pela oportunidade e pelo tempo em que fiz parte dos Axadrezados. A todos os adeptos, aos jogadores, a todo Staff técnico, diretoria, todos os funcionários do clube e amigos que fiz, meu respeito e gratidão. Desejo sorte e muitas conquistas na sequência. Grande abraço’.
Já a publicação do Boavista, em colaboração com César, feita na quarta-feira (11), anunciou o retorno do goleiro: ‘Bem-vindo de volta! César Dutra regressa para reforçar as nossas redes’.
Publicado em colunadofla.com