Dos quatro jogadores uruguaios do Flamengo, dois possuem uma ligação especial com o Peñarol (URU), adversário do Mengão na próxima quinta-feira (19): Arrascaeta e Varela. O meio-campista é um torcedor desde a infância do time de Montevidéu, enquanto o lateral foi revelado nas categorias de base do clube amarelo e preto. Nas redes sociais de Varela, alguns torcedores do rival do Rubro-Negro brincaram, em tom amigável, pedindo ao jogador para facilitar a vida de seu ex-time nas quartas de final da Libertadores.
Varela fez sua estreia no time principal do Peñarol em 2011, após um período nas categorias de base. No entanto, ele saiu precocemente do clube e seguiu para o Manchester United (ING), onde atuou entre 2013 e 2017, com um ano de empréstimo ao Real Madrid (ESP) nesse período. Em 2017, o jogador do Flamengo se transferiu para a Alemanha para jogar no Eintracht Frankfurt (ALE).
No segundo semestre de 2017, Varela retornou ao clube de sua origem. Durante sua segunda passagem pelo Peñarol, que durou até 2018, ele disputou 30 partidas. Posteriormente, o lateral passou três anos na Dinamarca e mais três na Rússia, antes de chegar ao Flamengo no final de 2022.
Durante as janelas de transferências do meio e do final do ano passado, Varela esteve na mira de River Plate (ARG) e Peñarol. Sob o comando de Jorge Sampaoli, o jogador foi informado pelo treinador de que não estava mais nos planos. Com a chegada de Tite, em outubro, a situação mudou, impedindo a sua saída.
Apesar de ter sido revelado pelo Defensor (URU), Arrascaeta é torcedor do Peñarol. Em uma entrevista em março deste ano, o meia expressou o desejo de um dia jogar pela equipe, mas optou por não estabelecer um prazo, a fim de não criar expectativas nos torcedores.
— *Como já falei algumas vezes, e eu falo muito com meus amigos porque são todos torcedores do Peñarol, eu espero algum dia poder jogar, o futebol nós sabemos que é muito dinâmico, então seria muito desleal dizer ‘em tal ano vou estar no Peñarol’, porque quem sabe se nesse momento terei a possibilidade de ir, e também não quero faltar a respeito com o clube que estou por tudo que me dá e é minha casa hoje em dia. Mas, sim, é um sonho que eu ainda quero cumprir* — disse Arrascaeta, na ocasião.
Publicado em colunadofla.com