Sem categoria

Flamengo precisa quebrar 4 tabus para se classificar na Libertadores


Flamengo terá que se superar e alcançar vitória histórica em Montevidéu na próxima quinta-feira (26)


Por: Mônica Alves e Pedro Paulo Catonho

Após perder por 1 a 0 para o Peñarol (URU), nessa quinta-feira (19), o Flamengo precisará se ‘reinventar’ para manter vivo o sonho do tetracampeonato da Libertadores. Isso porque, para se classificar às semifinais, o time rubro-negro terá que superar quatro tabus que o ‘assombram’ na competição continental.

SE CLASSIFICAR APÓS PERDER A 1ª PARTIDA EM CASA

Primeiramente, para se classificar às semifinais da Libertadores 2024, o Flamengo terá que vencer por dois ou mais gols de diferença o Peñarol, após perder por 1 a 0 no Maracanã. Ou seja, o feito representaria algo inédito para o Rubro-Negro na competição continental, uma vez o time carioca jamais se classificou após derrota no primeiro jogo como mandante.

  • 2010 – Quartas de final
    – Flamengo 2×3 Universidad de Chile (CHI) – Maracanã
    – Universidad de Chile 1×2 Flamengo – Estádio Santa Laura
    (Flamengo eliminado no antigo critério do gol fora de casa)
  • 2018 – Oitavas de final
    – Flamengo 0x2 Cruzeiro – Maracanã
    – Cruzeiro 0x1 Flamengo – Mineirão
    (Flamengo eliminado no placar agregado – 2×1)

VENCER E FAZER GOLS NO PEÑAROL

Além de vencer fora de casa após perder como mandante, o Flamengo precisará superar dois incômodos tabus que envolvem o Peñarol. Isso porque, o time carioca têm cinco partidas diante do time uruguaio registradas na história da Libertadores. Ao todo, foram quatro vitórias da equipe aurinegra e um empate.

Além disso, precisando vencer por dois gols de diferença, o Flamengo carrega a sina de nunca ter marcado sequer um gol em jogos contra o Peñarol na Libertadores. Ou seja, o Rubro-Negro busca balançar as redes da equipe uruguaia pela primeira vez e, assim, alcançar a inédita vitória diante do time de Montevidéu.

VOLTAR A VENCER FORA DE CASA

O Flamengo não ganha fora de casa na Libertadores há dois anos. A última vitória do Rubro-Negro como visitante aconteceu no dia 31 de agosto de 2022, com a goleada de 4 a 0 sobre o Vélez Sarsfield (ARG), no Estádio José Almafitani, em Buenos Aires. Desde então, foram oito jogos como visitante, com cinco derrotas e três empates.

SEQUÊNCIA SEM VITÓRIAS FORA DE CASA NA LIBERTADORES

  • Bolívar (BOL) 1 x 0 Flamengo – oitavas de final 2024
  • Palestino (CHI) 1 x 0 Flamengo – fase de grupos de 2024
  • Bolívar 2 x 1 Flamengo – fase de grupos de 2024
  • Millionarios (COL) 1 x 1 Flamengo – fase de grupos de 2024
  • Olimpia (PAR) 3 x 1 Flamengo – oitavas de 2023
  • Racing (ARG) 1 x 1 Flamengo – fase de grupos de 2023
  • Ñublense (CHI) 1 x 1 Flamengo – fase de grupos de 2023
  • Aucas (EQU) 2 x 1 Flamengo – fase de grupos de 2023

JOGO DE VOLTA

Depois de perder por 1 a 0 no Maracanã para o Peñarol, não resta alternativa e os comandados de Tite terão de sair com a vitória no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, na próxima quinta-feira (26). A bola rola às 19h (horário de Brasília), com transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube.

FOCO NO BRASILEIRÃO

Porém, o Flamengo ainda não pode focar no Peñarol. Isso porque, o time rubro-negro viaja para Porto Alegre, onde enfrenta o Grêmio no próximo domingo (22), pela 27ª rodada do Brasileirão, às 18h30 (horário de Brasília), também com transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube.