Sem categoria

Ligas e sindicatos denunciam FIFA por Super Mundial de Clubes

Flamengo é um dos clubes garantidos na competição


O Super Mundial de Clubes de 2025 corre risco de não acontecer! Nesta segunda-feira (14), algumas ligas europeias e a Federação Internacional das Associações de Futebolistas Profissionais (FIFPro, em português) apresentaram queixa à Comissão Europeia contra a FIFA. O grupo alega que o órgão máximo do futebol coloca em risco a integridade dos atletas ao criar a nova competição.

Todas as entidades envolvidas na queixa denunciaram a FIFA por “abuso de posição dominante”. Isso porque, o órgão máximo criou o Super Mundial de Clubes sem consultar previamente os sindicatos de jogadores profissionais. Dessa forma, a FIFPro e algumas ligas dizem que não há mais espaço no calendário para acrescentar a competição internacional entre junho e julho. Vale lembrar que o Flamengo já está classificado.

DIRIGENTES SOLTAM CRÍTICAS DURAS SOBRE A FIFA

O sindicato e as ligas reitera que no direito comunitário, é ilegal que um órgão com posição dominante no mercado abuse de tal posição. Ou seja, o grupo acredita que a FIFA dificulta “a manutenção de uma concorrência efetiva no mercado relevante, dando-lhe a possibilidade de atuar de forma largamente independente dos seus concorrentes, dos seus clientes e, em última análise, consumidores”, como estabelecido no Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia.

Ex-atleta e atual presidente do sindicato de jogadores franceses de futebol, David Terrier soltou o verbo contra a FIFA. O dirigente diz que a entidade não abre margem para conversas: “Quando empregados e empregadores estão unidos, eles têm uma força incrível. Infelizmente, neste caso, não é assim […] Não é possível ter um diálogo social com a FIFA, eles não nos abrem a porta”, disse Terrier, na conferência em Bruxelas, na Bélgica.

Responsável pelas relações internacionais da Premier League (Campeonato Inglês), Mathieu Moreuil também reforçou a queixa contra a FIFA: “Basta, não aguentamos mais […] Esse calendário causa riscos para os jogadores. Não temos escolha senão tomar medidas legais”.

PRESIDENTE DA LALIGA

“Temos que pensar que o futebol profissional se foi há 20 anos. Por outro lado, rege-se pelas mesmas regras de há vinte anos”, disse Javier Tebas, presidente da LaLiga (Campeonato Espanhol), na reunião em Bruxelas.

E AGORA?

Após as ligas e os sindicatos apresentarem a queixa contra a FIFA na Comissão Europeia, o órgão do continente vai analisar os argumentos para abrir um caso no tribunal. Cabe lembrar que o Super Mundial de Clubes está marcado para acontecer entre junho e julho, nos Estados Unidos. Desse modo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras são os três brasileiros já garantidos.