Rio de Janeiro, RJ, 13 (AFI) – O Flamengo terá um verdadeiro desafio para montar o time que enfrenta o Sport neste sábado, em duelo adiado da 12ª rodada do Brasileirão. Em meio à Data Fifa, o Rubro-Negro estará desfalcado por sete atletas convocados para suas seleções e outros quatro jogadores no departamento médico. A situação obriga o técnico Filipe Luís a buscar alternativas e improvisações para fechar a escalação.
PREPARAÇÃO
Entre os convocados estão os laterais-esquerdos Alex Sandro e Viña, o lateral-direito Varela, o zagueiro Danilo, os meias Carrascal e Arrascaeta e o atacante Gonzalo Plata. O zagueiro Léo Ortiz, os volantes Allan e Jorginho e o centroavante Pedro se recuperam de lesões no departamento médico. Apesar de não ter sua presença garantida, Jorginho é quem tem mais chances de reforçar o elenco.
O ítalo-brasileiro já faz atividades em campo com o setor de fisioterapia e preparação física, mas não participou dos treinos com o grupo. Caso não receba o aval do departamento médico, ficará disponível apenas contra o Fluminense, em duelo marcado para o dia 19 de novembro (quarta-feira).
ALTERNATIVAS
Sem Jorginho, Filipe Luís conta com Pulgar, De la Cruz e Saúl para o meio-campo. A tendência é que o trio seja titular diante do Sport, com o uruguaio ou o espanhol atuando de forma mais adiantada, preenchendo a lacuna deixada pelas ausências de Arrascaeta e Carrascal, principais armadores do time.
A possível escalação de Bruno Henrique depende de julgamento no SJTD agendado para esta quinta-feira. O atacante pode ser liberado, ter a punição mantida ou alterada. Sem Pedro e com a dúvida sobre o camisa 27, as opções para o comando do ataque são Juninho e Wallace Yan. Na zaga, a ausência de Ortiz abre espaço para o promissor João Victor atuar ao lado de Léo Pereira, já que Danilo está com sua seleção.
FOCO TOTAL
Sem perder há três partidas e embalado após vencer o Santos por 3 a 2, o Flamengo busca mais um triunfo para seguir firme na luta pelo título brasileiro, troféu que não levanta desde 2020, quando conquistou sob o comando de Rogério Ceni.
O time da Gávea está em segundo lugar, com 68 pontos, mesma quantidade do líder Palmeiras, mas fica atrás na tabela de classificação devido aos critérios de desempate.