Confira o calendário completo do futebol brasileiro e sul-americano em 2023
O principal torneio das categorias de base do futebol brasileiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior abre o calendário nas competições nacionais
Em 2023, assim como nos outros anos, o calendário do futebol brasileiro começa com os estaduais e termina só em dezembro, com a decisão do Brasileirão
Categorias:
Por: , 20/12/2022
Flamengo é campeão da Libertadores 2022 (Foto: Marcelo Cortes / CRF) , o mais antigo do País, começa no fim de semana no dia 14 de janeiro. Os horários ainda serão definidos, mas a Federação Paulista de Futebol já revelou os confrontos para todas as rodadas da competição.
Atual campeão, o Palmeiras enfrenta, em casa, o São Bento. São Paulo e Santos também estreiam como mandante, contra Ituano e Mirassol, respectivamente. O Corinthians é o único dos quatro grandes que joga sua primeira partida fora de casa. Maior campeão, o alvinegro vai a Bragança Paulista enfrentar o RB Bragantino.
Datas das partidas de mata-mata ainda serão definidas pela FPF. Em 2022, por conta da Copa do Mundo, a segunda partida da final, entre Palmeiras e São Paulo, aconteceu no dia 3 de abril. O alviverde venceu por 4 a 0.
SUPERCOPA DO BRASIL
Competição retomada pela CBF em 2020, a Supercopa do Brasil é a competição que, em teoria, abre as competições nacionais do ano. Em 2023, o Palmeiras, campeão brasileiro, enfrenta o Flamengo, campeão da Copa do Brasil e acontece em jogo único, no dia 28 de janeiro. O local ainda não foi definido pela entidade – EUA e Arábia Saudita enviaram propostas à CBF para receber a competição. No último ano, Atlético-MG e Flamengo se enfrentaram na Arena Pantanal, em Cuiabá.
Estrelas do Flamengo na Supercopa do Brasil (Foto: Divulgação)
MUNDIAL DE CLUBES
Além da disputa da Supercopa do Brasil, o Flamengo tem outro compromisso no começo de 2023: o Mundial de Clubes, que será disputado em Marrocos entre os dias 1º e 11 de fevereiro. Campeão da Copa Libertadores, o clube carioca será o representante da Conmebol no torneio. Além dele, outros seis clubes completam a disputa: Real Madrid (Uefa), Auckland City (OFC, da Oceania), Seattle Sounders (Concacaf), Al-Ahly (CAF, da África) e o Wydad Casablanca, representante do país-sede.
A única incerteza ainda é o representante asiático. A Liga dos Campeões Asiática termina no dia 28 de fevereiro, após o Mundial de Clubes. A tendência é que o Al-Hilal, campeão em 2021, seja o escolhido para representar o continente.
COPA DO BRASIL
Competição “mais democrática” do futebol brasileiro, a Copa do Brasil, que reúne clube de todos os estados do País, começa no dia 22 de fevereiro, com a primeira fase. A novidade da competição para este ano são as finais, que acontecem nos dias 17 e 24 de setembro, aos domingos. Até o último ano, as partidas decisivas eram disputadas às quartas-feiras. Em 2020, por conta da pandemia, os jogos finais entre Palmeiras e Grêmio foram disputados no final de semana.
LIBERTADORES
Objeto de desejo dos clubes brasileiros, a Libertadores começa no dia 8 de fevereiro, com as fases preliminares. Fortaleza e Atlético-MG são os únicos do Brasil que disputarão este estágio inicial da competição. O sorteio acontece nesta quarta-feira, às 16h (horário de Brasília).
Corinthians, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Internacional e Athletico-PR são os outros representantes brasileiros, que começam a disputa já na fase de grupos. A final, em jogo único, está marcada para o dia 11 de novembro, mas ainda não tem sede definida. O Estádio do Morumbi, em São Paulo, é um dos concorrentes para receber a decisão.
Flamengo campeão da Libertadores (Foto: Divulgação)
COPA SUL-AMERICANA
A outra competição continental da Conmebol, a Copa Sul-Americana começará no dia 8 de março, com as fases preliminares. Todos os representantes do Brasil, sendo eles o São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos, Goiás e Red Bull Bragantino, iniciam a disputa já na fase de grupos. A final está marcada para o dia 28 de outubro, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
CAMPEONATO BRASILEIRO
Por fim, a principal competição nacional, o , tem início previsto para o dia 15 de abril, mesma data da Série B, que esse ano contará com os rebaixados Goiás, Juventude, Avaí e Ceará. O calendário completo, com todas as datas e rodadas, ainda não foi definido pela CBF. A última rodada está marcada para o dia 3 de dezembro.
Campeão entra em 2023 cheio de responsabilidade (Foto: Alexandre Battibugli/Agência Paulistão)