Rio de Janeiro, RJ, 13 (AFI) – Após deixar os torcedores esperançosos ao aparecer vestido com a camisa do Flamengo, de Gabigol, Neymar esteve nesta quinta-feira no Maracanã e acabou vendo de perto a vitória do time rubro-negro por 2 a 1 sobre o Grêmio, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Luiz Araújo saiu do banco de reservas, após lesão de Igor Jesus, para marcar os dois gols de seu time e se transformar no principal herói do duelo.
A entrada de Luiz Araújo no lugar de Igor Jesus, inclusive, mostra uma nova face do técnico Tite, que vem abrindo mão de um esquema mais defensivo, sua marca registrada, muito também pelo leque de opções que o clube possui. A alteração é considerada ousada nos padrões do treinador.
Com a vitória, a terceira consecutiva na competição, o Flamengo reassume a liderança, com 17 pontos, um a mais do que Botafogo e Athletico-PR. O Grêmio, por sua vez, ficou no meio da tabela, com apenas seis, em seis jogos disputados.
O Flamengo aproveitou também para melhorar o retrospecto sobre o rival. Eles se enfrentaram em 123 oportunidades, com 43 triunfos do time rubro-negro, sendo 12 nos últimos 17 confrontos, 41 derrotas e 39 empates.
NA FRENTE!
O primeiro tempo não começou bem para o Flamengo, que perdeu dois jogadores por lesão. Com 11 minutos, Everton Cebolinha sentiu dores na coxa e deixou o campo para a entrada de Bruno Henrique. Logo depois, Igor Jesus trombou com Everton Galdino, torceu o tornozelo e saiu direto para o vestiário chorando. Luiz Araújo entrou em seu lugar.
Os problemas fizeram com que o Flamengo ficasse perdido dentro de campo. A equipe de Tite demorou para se adaptar em campo. Mas, quando conseguiu, mostrou todo o seu poderio ofensivo. Luiz Araújo arriscou e mandou na trave. Aos 41, o camisa 7 teve uma segunda chance, partiu para cima de Reinaldo e acertou um lindo chute para superar Rafael Cabral.
O Grêmio também não teve muito espaço, mas ameaçou em alguns momentos. Na melhor chance, GP Galvão recebeu de Reinaldo e ajeitou para Pavón. O atacante isolou. O argentino teve uma segunda oportunidade de marcar, mas voltou a pegar mal na bola, já no final. Com isso, o time de Renato Gaúcho acabou levando uma desvantagem para o intervalo.
MAIS UM!
No segundo tempo, o Flamengo tomou conta do jogo e teve um pênalti marcado a seu favor logo aos oito minutos, mas Luiz Flávio de Oliveira foi chamado o VAR e mudou de opinião ao ver que Kannemann não havia tocado no atacante Bruno Henrique. Mesmo assim, o time rubro-negro continuou pressionando e marcou aos 21. Lorran deixou com Pedro, que ajeitou para Luiz Araújo bater com categoria para fazer 2 a 0.
Apesar da vitória estar praticamente assegurada, o Flamengo não tirou o pé do acelerador e quase marcou o terceiro aos 28. Luiz Araújo cruzou pela esquerda e viu a bola sobrar para Pedro. O atacante chutou, mas parou na defesa do goleiro Rafael Cabral, que havia falhado no início da jogada.
Nos minutos finais, o Flamengo passou a administrar o jogo, enquanto que o Grêmio esboçou uma reação. Antes do apito final, porém, deu tempo para Rafael Cabral fazer um milagre na cabeçada de Pedro, e para Edenílson, após cobrança de escanteio, marcar o seu primeiro gol com a camisa tricolor.
PRÓXIMOS JOGOS
Na próxima rodada, o Flamengo enfrenta o Athletico-PR no domingo, às 16h, na Ligga Arena, em Curitiba (PR). No mesmo dia, às 18h30, o Grêmio recebe o Botafogo no estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES).