Salvador, BA, 14 (AFI) – Mais um ex-jogador que fez sucesso nos anos 1970/80 morreu. É Dendê, que foi meia-atacante de destaque em equipes da Bahia e que chegou a vestir a camisa do Flamengo-RJ entre 1975/77. Dendê tinha 71 anos e morreu em Alagoinhas-BA, nesta sexta-feira, vitimado por problemas cardíacos e diabetes que, inclusive, estavam gerando complicações na vista do ex-craque.
REVELADO PELO ATLÉTICO DE ALAGOINHAS
Nascido em Alagoinhas, no interior baiano, no dia 26 de maio de 1953 e batizado José Alberto Vasconcelos da Silva, Dendê foi revelado no Atlético de Alagoinhas no início dos anos 1970, quando este time era uma referência no futebol da Bahia. O apelido “Dendê” veio em razão de uma cabeleira ruiva, semelhante ao azeite da culinária baiana.
DENDÊ JOGOU NO FLAMENGO COM ZICO E COMPANHIA
Depois de uma passagem pelo Bahia, Dendê chegou ao Flamengo em 1975 e, mesmo sem conseguir ser titular, foi útil à equipe carioca e atuou ao lado de craques como Zico, Paulo César Carpegiani, Carlos Alberto Torres, Adílio, Júnior, e tantas outras estrelas, conquistando títulos.
Do Flamengo, Dendê retornou à Bahia para jogador no Vitória, e também atuou em outros times como Catuense-BA, Leônico-BA e Lagarto-SE, onde encerrou a carreira em 1987. Em São Bento, Dendê teve uma rápida passagem pelo São Bento.
Ao encerrar a carreira, Dendê fixou-se em sua cidade natal de Alagoinhas, onde dava aula em escolinhas de futebol.