Rio de Janeiro, RJ, 25 (AFI) – Apesar de ter ficado atrás na briga pelo título, o Flamengo ainda tem o objetivo importante de continuar no G-4 do Campeonato Brasileiro, zona de acesso à fase de grupos da Libertadores, caso não seja campeão da Copa do Brasil. Pensando nisso, entra em campo neste sábado, às 16h30, quando recebe o Juventude no Maracanã, no Rio, pela 31ª rodada. Os gaúchos, por outro lado, querem se afastar da zona de rebaixamento (Z-4).
FLAMENGO
No Brasileirão, o Flamengo vem de derrota no clássico para o Fluminense, por 2 a 0, resultado que o deixou em quarto lugar com 51 pontos, dez a menos do que o líder Botafogo, com 61. O time rubro-negro, porém, tem um jogo atrasado, diante do Internacional, marcado para a próxima quarta-feira. O São Paulo, primeiro fora do G-4, tem 50.
Mesmo assim, o Flamengo chega motivado após avançar à final da Copa do Brasil, eliminando o Corinthians. A decisão do título será diante do Atlético-MG, que passou pelo Vasco.
O técnico Filipe Luís terá três desfalques importantes para montar a escalação. Dois deles já eram conhecidos: De la Cruz teve uma lesão na coxa e Bruno Henrique está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Eles darão lugares a Evertton Araújo e Michael, respectivamente.
Quem se juntou à lista de última hora foi o lateral-esquerdo Alex Sandro, que teve um desconforto muscular. Com isso, Ayrton Lucas também será novidade na escalação titular.
Mesmo sabendo da dificuldade, Filipe Luís reforçou que a mentalidade do elenco é brigar pelo título sempre que possível.
“O pessoal cobra título, mas como é difícil chegar todo ano às finais. Todo mundo quer e o Flamengo está ali todo ano. E às vezes até peca por querer ganhar todos. Com o elenco que tem, o Flamengo pensa muito grande. Fica mais fácil porque são jogadores que sabem lidar com o momento”, pontuou.
JUVENTUDE
O Juventude está em queda na tabela e não vence há quatro jogos, sendo dois empates e duas derrotas. Na última rodada, perdeu para o Palmeiras, por 5 a 3. Assim, aparece em 15º lugar com 34 pontos, apenas dois a mais do que o Corinthians, que abre o Z-4, em 17º com 32.
O técnico Jair Ventura também precisará fazer alterações no Juventude. Duas delas são positivas, já que o atacante Gilberto retorna de suspensão e entra no lugar de Carrillo, enquanto o goleiro Gabriel, liberado para acompanhar o nascimento do filho, volta na vaga de Mateus Claus.
No setor ofensivo, Lucas Barbosa não jogará após uma entorse no tornozelo. Ewerthon e Marcelinho são opções. No meio-campo, o volante Jadson está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e deve ser substituído por Luís Oyama, embora Davi Góes e Dudu Vieira também sejam opções.
Nenê volta a ficar à disposição no meio-campo, mas tem a concorrência de Luis Mandaca. Isso porque Jean Carlos, recuperado de lesão, é outro que cumpre suspensão.
Jair Ventura destacou a importância de pontuar para garantir a permanência antes da última rodada.
“Não pontuando, ficamos mais perto do Z-4. Internamente, as cobranças são feitas. Não podemos cometer tantos erros. Vamos nos apegar nas coisas boas, nas boas atuações e trabalhar pra resolver antes da última rodada”, explicou.