JOGOS AO VIVO

Libertadores vai ter outra final brasileira

Por SÉRGIO CARVALHO

Caminas, SP, 25 (AFI) – Depois do que aconteceu terça e quarta-feira passadas, eu não tenho mais nenhuma dúvida em afirmar que, Atlético Mineiro e Botafogo Carioca, devem decidir o título da Copa Libertadores da América de 2024, dia 30 de novembro, em Buenos Aires.  Digo isso, depois dos jogos de ida disputados em Belo Horizonte e Rio de Janeiro, no último meio de semana.

Na capital mineira, o Atlético venceu o grande River Plate, melhor time argentino, por  3 a 0. Uma vitória indiscutível e até surpreendente do Galo de Minas que, nos dois tempos do jogo, foi melhor do que seu adversário.  Paralelamente, na quarta-feira à noite, o Botafogo carioca fez ainda melhor, pois derrotou o Peñarol, de Montevidéu, por 5 a 0, e, praticamente, liquidou a fatura diante da equipe uruguaia.

Em razão disso (dos placares e da boa produção dos clubes brasileiros), não vejo nenhuma chance nem de River, nem de Peñarol, reverterem a vantagem conquistada pelos dois clubes brasileiros em seus estádios. Podem até empatar ou ganhar por contagem magra nos jogos em seu território, mas, certamente, não marcarão todos os gols que precisam para conseguir uma vaga na grande final deste importante torneio.

TÍTULO NA ARGENTINA
Final que tem data e local reconfirmados pela Conmebol, organizadora da Copa Libertadores. A data será 30 de novembro, um sábado. Local – estádio Monumental de Nunez, em Buenos Aires (estádio que foi totalmente remodelado e pertence ao River Plate).

Mesmo a final sendo entre dois clubes de um mesmo País (o que não é comum), a Conmebol decidiu manter data e local e até já prometeu colocar ingressos à venda a partir do começo do próximo mês.

GALO SURPREENDEU
Ainda sobre as vitorias de Atlético e Botafogo. Eu não acreditava que o Galo fosse capaz de ganhar por um placar tão elástico do competente River Plate, da Argentina. Mas quem viu o jogo, deve ter tido a mesma opinião do que eu. O Atlético mostrou ser superior ao River neste momento, e sua vitória não pode ser contestada por ninguém.

E com placar tão alto, o River, que considero um bom time, não me parece em condições de reverter essa vantagem mineira. Neste jogo, melhor jogador em campo foi o incrível Deyverson, que marcou dois gols e deu outro para Paulinho fazer. Além deles, toda a defesa mineira foi bem e a presença forte de Hulk no ataque merece ser destacada.

MASSACRE NO RIO
No jogo do Rio, o primeiro tempo até pareceu ser um jogo entre dois times iguais. Mas no segundo período o Botafogo se soltou e fez 5 gols. Cada um mais bonito que o outro. Foi um massacre.

É por isso que acredito que o clube carioca também não vai perder o segundo jogo em Montevidéu. Pode até encontrar mais dificuldades para jogar, mas tem tudo para ser o vencedor do jogo novamente.

Gols do Botafogo nesta partida: Savarino 2, Alexander Barbosa, Luiz Henrique e Igor Jesus. Quanto ao Penarol, me pareceu longe dos seus melhores dias. Nem sua camisa está pesando. Sua defesa bate cabeça e seu goleiro é muito fraco. Por isso, a goleada botafoguense poderia até ter sido maior. 

Botafogo massacrou o Peñarol e pode perder por quatro na Argentina

Confira também: