Rio de Janeiro, RJ, 14 (AFI) – O Flamengo deu mais um passo importante para seguir na luta pela liderança absoluta do Brasileirão. Neste domingo, a equipe venceu o Grêmio por 2 a 0, fora de casa, com dois gols de Arrascaeta. O resultado colocou o clube em primeiro lugar, empatado com o Palmeiras, ambos com sete pontos.
REAÇÃO
Em entrevista coletiva concedida após o jogo, o técnico Filipe Luís elogiou a reação dos jogadores, haja vista que na última quarta-feira, o Flamengo perdeu para o Central Córdoba por 2 a 1, pela Libertadores, no Maracanã. O resultado foi uma surpresa diante do favoritismo Rubro-Negro na partida.
“Foi uma dessas vitórias que a gente vê que esses jogadores são grandes. Depois de uma derrota em casa muito dolorosa para nós e os torcedores. Depois da derrota, os jogadores não são os piores do mundo, não tem que trocar todo mundo, e nem hoje, depois da vitória, são os melhores e vamos ganhar todos os jogos do ano. Esse equilíbrio é o que os grandes jogadores conseguem alcançar. Depois da derrota, é normal que o time perdesse a confiança, mas o que se viu foi o contrário. Isso demonstra somente uma coisa: o nível dos jogadores.”
COMO FOI?
O treinador também falou sobre a estratégia utilizada para conseguir três pontos fora de casa. O resultado complicou o rival, que teve sua segunda derrota consecutiva na competição e vive momento complicado sob o comando de Gustavo Quinteros, alvo de críticas por grande parte da torcida.
“É um time que costumava encaixar no meio, e imaginei que eles fossem encaixar nos nossos volantes. Mas não foi assim, eles deixaram nossos volantes jogarem no início. Isso nos deu saída, porém, às vezes era mais difícil a progressão. Se os nossos jogadores da frente estão todos marcados, então a progressão não era tão boa. O plano de jogo inicial não estava funcionando do jeito que a gente esperava. Mas depois, com os ajustes, encaixamos melhor a pressão. Encontramos os espaços e conseguimos machucar o Grêmio, que é um time de muitos encaixes. Quando você escapa desses encaixes, acaba dentro da área, foi isso que aconteceu. Acabamos duas ou três vezes na área no primeiro tempo e poderia ter sido um placar mais elástico.”
CRAQUE
O grande destaque da partida foi o meia Arrascaeta. Desde que se recuperou de uma lesão no músculo adutor da coxa direita, o uruguaio cresceu de rendimento e já balançou as redes três vezes.
“Falei outro dia que nem tudo foi um desastre (contra o Central Córdoba). Uma das coisas positivas foi o Arrascaeta, que jogou bem. É um desses jogadores que temos que aproveitar enquanto estão aqui. Ele é especial e faz a diferença. É um jogador que escolheu passar os melhores anos da carreira dele no futebol brasileiro e temos que valorizar muito isso. Vão vir momentos ruins e cobranças, mas são poucos estrangeiros que pisam no Brasil e fazem o que Arrascaeta faz.”, disse Filipe.
FOCO TOTAL
Embalado pelo resultado contra o Grêmio, o Flamengo voltará a entrar em campo nesta quarta-feira, quando terá pela frente o Juventude, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo acontecerá no Maracanã, às 21h30. O Alviverde chega para o confronto depois de uma vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, no Alfredo Jaconi.