Rio de Janeiro, RJ, 18 (AFI) – Um dos maiores confrontos do futebol brasileiro irá acontecer neste sábado. Com quatro setores mistos e promessa de festa no Maracanã, Vasco e Flamengo se enfrentam pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, às 18h30.
As equipes vivem situações diferentes neste início de competição. Enquanto o Rubro-Negro está invicto e é o líder empatado com o Palmeiras, ambos com 10 pontos. O Cruzmaltino tenta se manter na parte de cima na tabela após um tropeço e ocupa a sétima colocação, com seis pontos, mesma quantidade do Juventude.
A partida reúne dois dos artilheiros do campeonato. O meia Arrascaeta e o atacante Vegetti, ambos com quatro gols, dividem o posto com Pedro Raul, do Ceará.
Este será o 75 Clássico dos Milhões pelo Brasileirão. O Flamengo venceu 24 jogos e marcou 86 gols, enquanto o Vasco balançou as redes 71 vezes e superou o rival em 17. 23 duelos terminaram empatados.
MOMENTOS OPOSTOS
O Flamengo chega para a partida embalado depois de uma vitória por 6 a 0 sobre o Juventude, no Maracanã. Antes de vencer o Alviverde, o clube também triunfou sobre o Grêmio por 2 a 0, fora de casa. Os resultados serviram para enfatizar os discursos do técnico Filipe Luís e da diretoria, que prometeram priorizar o Brasileirão este ano.
Por outro lado, o Vasco está em baixa depois de uma derrota por 2 a 1 para o Ceará, na Arena Castelão. Antes do confronto, a equipe vinha de duas vitórias consecutivas, contra Puerto Cabello (VEN), por 1 a 0, pela Sul-Americana, e Sport, por 3 a 1, pelo campeonato nacional. Apesar de ter a confiança do elenco, o técnico Fábio Carille segue balançando no cargo. Vaiado por grande parte da torcida nas últimas partidas da equipe, ele busca uma vitória no clássico para afastar a pressão.
REENCONTRO
A última vez que Vasco e Flamengo se enfrentaram foi na semifinal o Campeonato Carioca. Na ocasião, o a equipe de Filipe Luís venceu os dois jogos do mata-mata. O primeiro aconteceu no Estádio Nilton Santos e terminou com o placar de 1 a 0, com gol de Bruno Henrique. Na volta, no Maracanã, Nuno Moreira abriu o placar e deu esperança ao torcedor vascaíno, mas Bruno Henrique e Luiz Araújo viraram para o time da Gávea, que se consagrou campeão ao derrotar o Fluminense na final.
VAI FERVER
Recentemente, a Justiça do Rio de Janeiro concedeu uma liminar para a partida acontecer em São Januário, a casa do Vasco. Apesar da decisão, a diretoria optou por manter o Maracanã como o palco do clássico, com torcida dividida (50/50).
A partida será transmitida pelo Amazon Prime Video (streaming).
VASCO
O meia Philippe Coutinho volta a estar disponível. O atleta não foi relacionado para o duelo contra o Ceará para evitar um desgaste físico. O lateral-direito Puma Rodríguez também deve reforçar o Vasco no clássico. O uruguaio foi liberado do último jogo pela diretoria para acompanhar o nascimento de seu filho. Ele é o reserva imediato de Paulo Henrique, que segue entre os onze iniciais.
Apesar das voltas, o clube não poderá contar com o meia Dimitri Payet, que sofreu uma lesão no joelho direito na rodada anterior. O zagueiro Maurício Lemos, em recuperação de uma fratura na costela, é dúvida para o confronto e pode aumentar a lista de desfalques. O francês será ‘naturalmente’ substituído por Coutinho, enquanto Lucas Freitas deve suprir a provável ausência do uruguaio. O volante Tchê Tchê, que passa por um problema familiar, também desfalca o time de Carille.
Lesionados desde a última temporada, o meia Guilherme Estrella e o atacante David não estarão disponíveis.
Fábio Carille falou sobre a pesada rotina de jogos do futebol brasileiro. O treinador comentou sobre como o período pesa para atletas que não estão acostumados com o ritmo no país, como os meias Nuno Moreira e Benjamín Garré, que devem formar o quarteto ofensivo com Coutinho e Vegetti.
“Estou nesta sequência com esse grupo faz pouco tempo. Jogadores que não estão acostumados com o nosso futebol e estão comigo há um pouco mais de um mês, caso do Nuno e do Garré, eu já sei o que eles podem fazer. É algo que vai trazer preocupação, sim. Jogamos contra o Puerto Cabello, jogamos sábado (Sport), o Ceará, por exemplo, não jogou no meio da semana passada. Tudo vai acumulando, mas não temos saída. Eu costumo dizer que quando você não está bem tecnicamente, o adversário também não pode jogar.”
FLAMENGO
O Flamengo não poderá contar com o lateral-esquerdo Alex Sandro. O jogador deixou a partida contra o Juventude sentindo dores ainda no primeiro tempo e depois de realizar exames médicos, foi constatado um edema na coxa esquerda. Ayrton Lucas é o favorito para assumir a titularidade.
O zagueiro Léo Ortiz pode retornar ao time titular depois de iniciar a última partida no banco de reservas. Um dos destaques da equipe na temporada, ele disputa uma vaga no setor com Danilo e Léo Pereira. O primeiro vem de grande atuação e marcou um dos gols na goleada rubro-negra.
Poupado contra o Juventude, o meia De la Cruz também deve ser uma das novidades. O uruguaio deve ser escalado ao lado de Erick Pulgar. Com a provável mudança, a tendência é que Allan volte a ser opção no banco de reservas.
Apesar das polêmicas relacionando seu nome a suspeitas de fraudes esportivas, Bruno Henrique estará à disposição da comissão técnica. O atacante foi indiciado pela Polícia Federal (PF), por estelionato e fraude em competição esportiva, em uma investigação que apura manipulação em jogos de futebol para benefício de apostadores. Ele é suspeito de ter forçado um cartão amarelo em uma partida válida pelo Brasileirão de 2023.
O técnico Filipe Luís falou sobre a preparação para o confronto. Como de costume, o ex-lateral afirmou que o pensamento é sempre no próximo jogo, evitando comentários sobre outras etapas do Brasileiro.
“Sexta-feira vamos preparar o jogo e tentar ter uma grande atuação no sábado. Não temos que pensar na 30ª ou na 38ª rodada. Temos que pensar na próxima. Essé o nosso pensamento. É o dia a dia, partida a partida.”