Rio de Janeiro, RJ, 21 (AFI) – Depois de um empate por 0 a 0 contra o Vasco, pelo Brasileirão, o Flamengo volta a entrar em campo nesta terça-feira, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O clube terá pela frente a LDU, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, conhecido como ‘Casa Blanca’, em Quito, no Equador, às 19h.
O Rubro-Negro busca ‘entrar nos eixos’ na principal competição do continente. Na última rodada, o clube perdeu para o Central Córdoba, da Argentina, por 2 a 1, no Maracanã. Para dar a volta por cima, o time de Filipe Luís terá que superar a altitude do palco do jogo, localizado 2850 metros acima do nível do mar.
Os cariocas ocupam a terceira posição do Grupo C, com três pontos, enquanto os equatorianos dividem a liderança com o Central Córdoba, ambos com quatro pontos. O Deportivo Táchira, da Venezuela, perdeu nas duas primeiras rodadas e está estacionado na lanterna.
LEMBRA DISSO?
As última vezes que as equipes se encontraram foi na fase de grupos da Libertadores de 2021. No Maracanã, o jogo terminou empatado por 2 a 2. Pedro e Gustavo Henrique balançaram as redes para o Flamengo, enquanto Franklin Guerra e Jhojan Júlio fizeram os gols da LDU. Em Quito, o Rubro-Negro venceu por 3 a 2, com gols de Gabigol (2x) e Bruno Henrique. Cristian Borja e Luis Amarilla descontaram para o time da casa.
FLAMENGO
Pela segunda partida consecutiva, o Flamengo não poderá contar com o lateral-esquerdo Alex Sandro. Desfalque contra o Vasco, o jogador segue de fora para se recuperar de um edema na coxa esquerda. Ayrton Lucas deve ser o escolhido para ocupar o setor. Varela, que pode atuar improvisado, também é opção.
O meia De la Cruz e o volante Allan também não foram relacionados. O primeiro já relatou mal-estar em partidas na altitude e não irá para o jogo por recomendação dos fisiologistas do clube. O segundo possui traços falcêmicos, condição caracterizada por causar efeitos como desidratação e hipertermia. A comissão técnica resolveu seguir as orientações dos profissionais especializados na área e optou por preservar o atleta.
Sem De la Cruz, Gerson pode preencher a vaga e atuar ao lado de Erick Pulgar. Evertton Araújo também aparece como opção.
Reserva contra o Vasco, o atacante Gonzalo Plata deve voltar ao time titular. O jogador vive grande fase neste início de temporada e é uma das principais peças do setor ofensivo. O restante do ataque segue em aberto, com Bruno Henrique, Michael, Everton Cebolinha e Juninho disputando vagas.
O zagueiro Cleiton é novidade na relação para o confronto. O jogador não foi relacionado por opção técnica nas últimas três partidas, mas volta a ficar à disposição. No entanto, o futuro do jovem está cada vez mais longe da Gávea, haja vista que ele tem contrato até o fim do ano e não chegou a um acordo para estender o vínculo.
O técnico Filipe Luís comentou sobre os desafios na altitude, enfrentados pelo mesmo quando ainda atuava como jogador no Flamengo. O ex-lateral falou sobre as dificuldades impostas pela situação, mas alertou que a equipe precisa fazer um grande jogo em Quito.
“Não é fácil jogar na altitude. É difícil pressionar alto, porque você perde o fôlego e não consegue recuperar. Você sobe para atacar e não consegue voltar, mas precisamos fazer um grande jogo para conseguir essa vitória.”, destacou.
LDU
A LDU não empolgou a sua torcida neste início de Campeonato Equatoriano. Após oito rodadas, a equipe está em sexto lugar, com 14 pontos, quatro atrás do Independiente del Valle, líder da competição. No entanto, o bom início de Libertadores motiva o elenco de olho na sequência da temporada.
Invicto na Libertadores, o clube quer aproveitar a altitude para tentar vencer um dos favoritos ao título. O principal destaque da equipe é o centroavante Alex Arce. Apelidado de ‘Haaland Paraguaio’, ele terminou a última temporada com 37 gols em 45 partidas. O zagueiro Ricardo Adé e o meia Gabriel Villamil também são algumas peças importantes do time treinado por Pablo Sanchez.