Rio de Janeiro, RJ, 23 (AFI) – O Flamengo teve sua segunda partida consecutiva na Libertadores sem vitória, nesta quarta-feira. Depois de perder para o Central Córdoba, no Maracanã, o clube empatou por 0 a 0 com a LDU, em Quito, pela terceira rodada da fase de grupos da competição.
O resultado coloca os cariocas na terceira posição do Grupo C, com quatro pontos, mesma quantidade do Central Córdoba. LDU ocupa a liderança, com cinco pontos, enquanto o Deportivo Táchira é o lanterna e ainda não pontuou.
VALORIZOU
O técnico Filipe Luís comentou sobre a partida e avaliou o resultado como positivo. O ex-lateral viveu a experiência de atuar na altitude e explicou as dificuldades de jogar no Estádio Rodrigo Paz Delgado, popularmente chamado de Casa Blanca, que fica 2850 metros acima do nível do mar.
“É muito difícil jogar na altitude de Quito. Já tomei goleadas e já venci aqui, é complicado. A bola é mais rápida, os domínios escapam do pé, às vezes você está acostumado a dar um passe à frente e a bola vai embora. Optamos por um plano de passes mais curtos. Sabemos que o adversário também cansa. Queríamos fazer com que corressem atrás da bola, para não terem o volume que fazem na casa deles. Assisti muitos aos jogos e é impressionante o volume que eles têm em casa.”
COMPLICADO
O treinador também revelou que alguns atletas sofreram com os efeitos da altitude, como o atacante Bruno Henrique, que pediu auxílio de oxigênio durante a partida.
“Só o Bruno Henrique que pediu auxílio de oxigênio, mas todos sentem. Peguei os dados do ano passado e vi os que sofrem menos. A função defensiva mais importante tinha o Gerson, que era encarregado de pressionar e ajudar o Wesley. Ele fez de uma forma incrível. Depois, com a bola no pé, ele não perde a bola. Ele foi sacrificado pela parte física. O Evertton Araújo e o Erick Pulgar foram impressionantes. Pulgar não errou quase nada e cobriu o campo, cortou muita bola perigosa. Ninguém é titular por acaso. Fiquei muito feliz pelo jogo dele, do Ayrton Lucas também. São jogadores que precisam se sentir confortáveis em campo.”
DESFALQUE NO ATAQUE
O Flamengo encarou a LDU sem o atacante Gonzalo Plata, um dos destaques da equipe na temporada. O jogador sentiu dores no joelho direito depois de um treino em Quito e virou desfalque de última hora. Reserva na última partida do clube, contra o Vasco, ele seria titular nesta quarta-feira.
“Ele seria titular. Falei para ele depois do jogo contra o Vasco. É um jogador muito importante e especial para mim. Tem as qualidades e características que eu gosto. Sabe atacar espaço e se associar com os companheiros. Infelizmente, ele sentiu uma dorzinha diferente no joelho e vamos ter que esperar os exames para ver o que aconteceu. Como treinador, fico triste de não utilizá-lo, mas ele sentiu ainda mais, queria jogar na casa dele, no país dele.”
PRÓXIMO JOGO
O Flamengo volta a entrar em campo neste domingo, quando enfrentará o Corinthians, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo acontecerá no Maracanã, às 16h. O clube carioca é o segundo colocado, com 11 pontos, enquanto o paulista está em sexto lugar, com sete.