Rio de Janeiro, RJ , 07 (AFI) – Parte da grande imprensa esportiva brasileira continua insistindo em dizer que o Flamengo é o melhor time do Brasil. Não concordo. O melhor, na verdade, é o Palmeiras, de Abel Ferreira. O clube paulista só ficou uma semana fora da liderança do Brasileirão, mas, ao final da sétima rodada do campeonato, já voltou à primeira colocação, como na semana anterior.
Já o Flamengo passou uma semana como líder, foi exaltado de ponta a ponta nos programas esportivos brasileiros, mas não conseguiu se manter nessa posição. O Verdão venceu o Vasco da Gama, em Brasília, por 1 a 0, enquanto o Flamengo tropeçou em Belo Horizonte, diante do Cruzeiro, perdendo por 2 a 1. Como consequência, o clube paulista retomou a liderança com 16 pontos, enquanto o Mengão caiu para o terceiro lugar, já que o Red Bull Bragantino venceu o Mirassol por 2 a 1 e superou o rubro-negro carioca em dois pontos.
PALMEIRAS LÍDER
Neste momento, portanto, o Palmeiras é líder com 16 pontos, o Red Bull é o vice-líder, também com 16, enquanto o “super time” do Flamengo ocupa a terceira colocação com 14 pontos. E mais: colado no Flamengo está o Cruzeiro, com 13 pontos ganhos até agora. Então, onde está toda essa superioridade técnica exaltada pelos jornalistas esportivos (principalmente os da TV Globo e do SporTV), que garantiam que o título brasileiro deste ano já tinha dono, pois nenhum clube do Brasil teria os recursos necessários para superar o Flamengo dentro de campo?
FLAMENGO TEM UM BOM TIME
Na verdade, os números provam justamente o contrário. O Flamengo tem, sim, um bom time, mas também apresenta falhas. Não tem um “super” elenco — tem um elenco variado, no qual se destacam o goleiro Rossi, o zagueiro Léo Ortiz, o volante Pulgar, o meia Arrascaeta (o maior craque do time), o meia Gerson e o artilheiro Pedro.
PALMEIRAS
Mas o Palmeiras também tem um elenco muito forte. A começar pelo goleiro Weverton. Conta ainda com um excelente zagueiro de área, Gustavo Gómez; um lateral-esquerdo, Piquerez, que é ótimo marcador e excelente apoiador; um volante de altíssimo nível chamado Richard Ríos; além de atacantes de primeira linha como Flaco López, Estevão, Felipe Anderson, Paulinho (ex-Atlético-MG) e Vitor Roque, um grande artilheiro que começa a recuperar sua boa forma. Em uma comparação, o elenco alviverde tem mais recursos que o rubro-negro. Por esse motivo, coloco o Verdão um degrau acima do Flamengo.
FILIPE LUÍS
Com um detalhe extra: Filipe Luís tem tudo para se tornar um dos melhores treinadores do país, mas Abel Ferreira está alguns degraus acima dele. Basta ver quantos títulos importantes Abel conquistou com o Palmeiras.
E só para completar: o Flamengo, neste momento, é o terceiro colocado em seu grupo na Libertadores da América, com apenas 4 pontos. O Palmeiras, ao contrário, é líder absoluto do seu grupo, com 9 pontos ganhos, sendo o clube que mais pontuou na fase de grupos do torneio. Será que, ainda assim, vão continuar dizendo que o Flamengo é superior ao Palmeiras?