Campinas, SP, 07 – O meio-campista Vini Souza está de casa nova no futebol europeu. O brasileiro de 26 anos oficializou no fim de semana como reforço do Wolfsburg, da Alemanha, por 15 milhões de euros (cerca de R$ 59,6 milhões na cotação atual), após duas temporadas de destaque pelo Sheffield United, da Inglaterra. O jogador passou por exames médicos e firmou contrato válido por cinco anos com a nova equipe.
MAIS DETALHES
Vini Souza será o 23º brasileiro a vestir a camisa do Wolfsburg No clube, terá a companhia do compatriota Rogério e espera seguir os passos de outros brasileiros que marcaram época por lá, como Luiz Gustavo, Josué, Naldo, Diego e Grafite.
“Estou muito animado com o desafio e a oportunidade de jogar pelo Wolfsburg na Bundesliga. As conversas entre mim e o clube sempre foram muito positivas e imediatamente tive a sensação de que este clube é o melhor lugar para dar os próximos passos na minha carreira. Mal posso esperar para começar aqui!”, afirmou.
EM ALTA
O volante chega ao Wolfsburg em alta após sua passagem pelo futebol inglês. Na última temporada, foi eleito para a seleção da Championship, segunda divisão do país, e foi capitão em diversas partidas, destacando o seu papel de liderança.
A regularidade do jogador e o alto nível de performance também renderam o carinho dos torcedores, que criaram uma música em sua homenagem. Com o acerto, ele passa a ser o décimo brasileiro com contrato na principal liga da Alemanha.
“Fico muito feliz por tudo o que vivi no Sheffield United. Foi um clube que me abriu portas, acreditou no meu trabalho e me fez crescer muito como jogador e como pessoa. Levo comigo grandes amigos, aprendizados e memórias incríveis. Agora, sigo motivado para este novo desafio no Wolfsburg e espero retribuir toda a confiança com boas atuações dentro de campo”, declarou.
Pelo Sheffield United, Vini Souza entrou em campo 76 vezes, sendo titular em 64 oportunidades, fez um gol e deu duas assistências. Na última temporada, ele disputou 38 partidas.
TRAJETÓRIA
Revelado pelo Flamengo em 2019, Vini Souza fez parte do histórico elenco que conquistou o Brasileirão e a Libertadores de 2019 sob o comando de Jorge Jesus. Além disso, venceu dois estaduais (2019 e 2020), a Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana de 2020. Sem muitas oportunidades na Gávea, foi negociado com o Grupo City, que o enviou ao Lommel, da Bélgica.
Na segunda divisão do futebol belga, disputou 19 jogos, sendo 17 deles como titular, e foi indicado ao prêmio de craque da competição nacional, na campanha do terceiro colocado Lommel.
DESTAQUE
Na temporada 2021/22, foi emprestado ao Mechelen, que disputava a elite da Bélgica, onde manteve a regularidade e seguiu chamando bastante atenção. Atuou 35 vezes, marcou dois gols e deu uma assistência.
Já na temporada 2022/23, defendeu, também por empréstimo, o Espanyol na La Liga. Mesmo com a campanha bem irregular do clube europeu, o brasileiro foi líder de desarmes do time. Disputou 37 partidas, 29 delas como titular, marcou um gol e contribuiu com uma assistência, sendo contratado na sequência pelo Sheffield United.