Rio de Janeiro, RJ, 16 (AFI) – O Flamengo entra em campo nesta quarta com um motivo especial: o retorno de Danilo à Vila Belmiro após quase 14 anos. O zagueiro rubro-negro, que completou 34 anos na última terça, volta ao palco onde fez história pelo Santos, agora como titular absoluto da equipe carioca.
Em novembro de 2011, Danilo vestiu a camisa do Peixe pela última vez na Vila, no empate em 1 a 1 com o Bahia, partida que marcou a despedida dos titulares antes do Mundial de Clubes. De lá pra cá, o jogador acumulou títulos e deixou saudade na torcida santista.
RETROSPECTO DE DANILO NO SANTOS E NA VILA BELMIRO
No Peixe, Danilo atuou em 80 partidas, marcou 10 gols e levantou dois troféus importantes: a Libertadores e o Paulistão de 2011. Seu desempenho na Vila Belmiro impressiona: em 33 jogos, foram 21 vitórias, sete empates e apenas cinco derrotas, aproveitamento de 70,7%. Segundo dados do Ogol, ainda somou quatro gols e uma assistência no estádio.
Sobre o reencontro, Danilo destacou: “Emocionante falar disso porque apesar de ter sido um ano e meio no Santos, parece que foram cinco, seis anos de tão intensos que foram os tempos lá. Eu era um garoto, e o Santos me abriu as portas, me deu oportunidade de mostrar meu futebol para o Brasil e para o mundo. Vive momentos incríveis lá, vai ser emocionante. Espero poder voltar e reencontrar o ambiente que sempre teve a Vila Belmiro. E que seja um bonito espetáculo para todo mundo”.
FLAMENGO LÍDER DO BRASILEIRÃO E MUDANÇA DE POSIÇÃO
No Flamengo, Danilo vive fase de invencibilidade desde que passou a atuar como zagueiro. Em 15 jogos, são 11 vitórias, quatro empates, três gols marcados e uma assistência, sem nenhuma derrota. A mudança de posição surpreende antigos torcedores, já que no Santos atuava como lateral-direito ou volante.
O Flamengo chega como líder do Campeonato Brasileiro, com 27 pontos, mesmo número do Cruzeiro, mas com um jogo a menos. O Santos ocupa posição fora da zona da degola, com 11 pontos. Danilo prevê jogo duro contra o ex-clube, agora comandado por Neymar: “Partida muito importante para nós, outra vez. Temos o objetivo de ir pensando o campeonato jogo a jogo, nunca pensar muito adiante. E enfrentar o Santos que é uma equipe histórica e que vem num momento de recuperação, daquilo que foi o início do campeonato, certamente vai ser um duelo difícil, mas uma partida bonita de se jogar”.