Porto Feliz, SP , 16 (AFI) – O Desportivo Brasil, reconhecido como um dos maiores formadores de atletas no país, negociou o atacante Amilca, de apenas 16 anos, com o Flamengo, por empréstimo. A negociação foi concluída após o bom desempenho do jogador nas categorias de base, especialmente após marcar um gol em sua estreia pela equipe sub-20, na vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio Prudente.
Amilca vinha atuando no time sub-17, onde é o artilheiro do Campeonato Paulista da categoria, com sete gols. Na temporada, soma oito gols em 11 partidas — sendo sete pelo sub-17 em 10 jogos, e um pelo sub-20 em sua única partida. O desempenho despertou o interesse de diversos clubes do futebol brasileiro, mas o Flamengo avançou nas tratativas.
DESPORTIVO BRASIL PROFISSIONALIZOU O ATLETA
Diante do bom rendimento, o Desportivo Brasil decidiu profissionalizar o atleta. Segundo o gerente geral do clube, Marcelo Lima, que atua no comando do futebol desde 2018, a escolha pelo Flamengo levou em conta o bom relacionamento entre as instituições.
“Com os números do Amilca no primeiro semestre, várias equipes grandes do futebol brasileiro demonstraram interesse. Mas o Desportivo Brasil optou por negociá-lo com o Flamengo por empréstimo, até pelo bom relacionamento entre os clubes”, explicou Marcelo Lima.
INÍCIO DE AMILCA NO DESPORTIVO BRASIL
Amilca chegou ao Desportivo Brasil em 2024 para atuar no sub-15, inicialmente como zagueiro. No entanto, a comissão técnica detectou características ofensivas — como boa finalização e jogo aéreo — e o transformou em atacante, posição na qual passou a se destacar na base do Dragão, clube que possui o Certificado de Clube Formador (CCF) da CBF.
Na chegada ao clube, Amilca teve poucas oportunidades, já que o destaque do sub-15 era o artilheiro Artur, que depois foi emprestado ao Botafogo-RJ. Com a saída de Artur, Amilca assumiu a camisa 9 e, em 2025, ao completar 16 anos em abril, tornou-se titular absoluto do sub-17 e destaque da equipe.
Além da boa fase no sub-17, foi promovido ao sub-20 e correspondeu: marcou o primeiro gol da vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio Prudente, coroando sua estreia na categoria com uma atuação decisiva.