Rio de Janeiro, RJ, 28 (AFI) – O Flamengo não contou com De la Cruz na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG e o meia segue como desfalque por problemas no joelho esquerdo. Após polêmica recente envolvendo mensagens vazadas, o uruguaio foi liberado para passar o fim de semana ao lado da família no Uruguai, mas já estaria fora por questões médicas.
De la Cruz esteve em campo pela última vez contra o Santos, em 17 de julho, e desde então ficou de fora dos jogos contra Fluminense, Red Bull Bragantino e Atlético-MG. O clube optou por segurá-lo para dar sequência ao atleta na parte mais decisiva da temporada. O departamento médico trabalha para reduzir as dores com medicação, drenagem e outros procedimentos, visando seu retorno aos treinamentos em grupo.
FLAMENGO APOSTA EM RECUPERAÇÃO PARA LIBERTADORES
A reapresentação do jogador está marcada para esta segunda-feira, mas ele ainda não tem condições de se juntar ao elenco rubro-negro. O planejamento do Flamengo é tê-lo pronto para as oitavas de final da Libertadores, em agosto, contra o Internacional. A previsão inicial é de pelo menos três semanas de afastamento, dependendo da evolução no tratamento.
Em 2025, De la Cruz começou bem a temporada, mas novamente enfrenta dificuldades físicas na reta decisiva, situação que se repetiu em 2024. O clube, porém, acredita que o desgaste atual é menor em relação ao ano passado. O meia já passou por problemas semelhantes, como na lesão sofrida no clássico contra o Botafogo, quando precisou de mais de um mês para voltar aos gramados.
DE LA CRUZ, POLÊMICAS E LESÕES NO FLAMENGO
O nome de De la Cruz ganhou os holofotes após críticas públicas do então chefe do departamento médico, José Luiz Runco, em um grupo de WhatsApp, sobre as condições físicas do atleta. Segundo Runco, o uruguaio teria “uma lesão crônica e irreparável no joelho direito, e uma lesão também no joelho esquerdo”, questionando sua contratação. O episódio gerou forte reação interna e resultou na saída do médico do clube.
Companheiros de elenco, como Arrascaeta, saíram em defesa do meia, que se sentiu exposto pelas declarações. O Flamengo agora aposta na recuperação total do jogador para contar com sua qualidade nos duelos decisivos que vêm pela frente no Brasileirão e na Libertadores.