JOGOS AO VIVO

Flamengo x Palmeiras – Onde assistir, escalações e arbitragem!

Rio de Janeiro, RJ, 18 – Líder do Brasileirão, o Palmeiras faz neste domingo a chamada final antecipada da competição. Enfrenta o Flamengo, seu maior perseguidor, no Maracanã, às 16h. O duelo reúne duas equipes mais hegemônicas do Brasil e da América do Sul ao menos há uma década e é disputado após provocações e reclamações, especialmente do clube carioca.

O jogo, dá pra dizer, começou dois dias antes, na sexta-feira, quando representantes da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) visitaram os centros de treinamentos dos dois times para realizar testes de antidoping em atletas de ambas as equipes, sem avisar, o que é praxe nesses casos.

Os agentes da ABCD foram primeiro no Flamengo, pela manhã. Os cartolas do clube cariocas se irritaram, não gostaram que o treinamento foi assistido pelos profissionais e alegaram que a visita surpresa “desorganizou a rotina programada e expôs indevidamente a privacidade do grupo”. O Palmeiras, visitado horas depois, de tarde, manteve postura diferente e não reclamou da ação.

O plano do Palmeiras é conquistar a quinta vitória seguida para ampliar a vantagem na liderança para seis pontos. Hoje tem 61 e o vice-líder Flamengo, 58. O time alviverde faz sua melhor campanha na história do Brasileirão desde que o torneio é disputado no formato de pontos corridos.

FLAMENGO X PALMEIRAS

Desde que o Palmeiras derrotou o Flamengo na final da Libertadores de 2021, os rivais se enfrentaram mais 10 vezes, com triunfos dos paulistas na partida decisiva da Supercopa do Brasil de 2023 e no duelo de volta da Copa do Brasil de 2024. Houve cinco empates, todos pelo Brasileirão, e três triunfos flamenguistas, pelo segundo turno do Brasileirão de 2023, na partida de ida da Copa do Brasil de 2024 e pelo primeiro turno deste ano.

Está em jogo também um longo tabu. São dez anos do Palmeiras sem vencer o Flamengo fora de casa. “É mais um desafio para gente, vem no momento que tem que vir e nos preparamos para esse jogo”, afirmou Abel Ferreira.

Sua equipe joga o que muitos consideram o seu melhor futebol sob o comando do português, que ajeitou a conjunto à medida que os reforços se encaixaram e, principalmente, graças à sintonia entre Flaco López e Vitor Roque, a dupla mais goleadora do futebol brasileira e essencial em quase todas as últimas goleadas da equipe – foram três 4 a 1 sobre Fortaleza, Inter e Juventude e um 5 a 1 sobre o Red Bull Bragantino.

Nenhum time da Série A marcou mais gols que o Palmeiras desde Flaco e Roque passaram a jogar juntos, período que coincide com a evidente evolução da formação alviverde, que perdeu apenas um dos últimos 16 jogos do Brasileirão.

Foram 37 gols do time alviverde em 14 partidas, superando os ataques de Flamengo (25 gols) e Vasco (27) no mesmo período entre os times do Brasileirão. E a maioria saiu dos pés do argentino e do Tigrinho. Flaco é o artilheiro do Palmeiras no ano e Roque, o vice-goleador. No total, o argentino balançou as redes 23 vezes e o Tigrinho, 16.

“Vai ser um jogo lindo de assistir para os torcedores”, afirmou Flaco. “A gente vem se preparando da melhor maneira para esse tipo de jogo, para demonstrar tudo o que trabalhamos, tudo o que estamos progredindo, e também para demonstrar porque o nosso time tem essa fome de conseguir títulos. Acho que vai ser um jogo chave para a gente, para demonstrar e seguir na liderança do torneio”.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

Abel Ferreira terá Gustavo Gómez de volta depois de defender o Paraguai e pode ter também Khellven, que avançou na recuperação de um trauma no pé direito. Weverton sofreu uma fissura no osso da mão direita e está fora do jogo. Marcelo Lomba e Carlos Miguel são as opções para defender a meta palmeirense.

Filipe Luís poderá contar com Allan e De La Cruz, mas perdeu Everton Cebolinha. Saúl tem dores no tornozelo e é dúvida. “O campeonato não vai ser definido nesse jogo”, entende o jovem treinador rubro-negro. “Temos exemplos de anos anteriores, temos que encarar o jogo com o Palmeiras como ele pede, como uma final, mas contra o Botafogo também foi uma final e daqui para frente serão todas finais”, argumentou.