Rio de Janeiro, RJ, 03 – Em menos de seis meses, Jorginho tornou-se peça fundamental do elenco do Flamengo. Contratado pelo clube carioca no início de junho, o meio-campista não demorou para cair nas graças da torcida rubro-negra.
Um dos nomes de confiança do técnico Filipe Luís, Jorginho é um dos símbolos da conquista do Flamengo no Campeonato Brasileiro. O primeiro troféu do jogador no futebol nacional.
“É fruto de muito trabalho, muita entrega, muita seriedade. Com certeza, é mérito de todas as pessoas envolvidas. Todo mundo por trás do CT, o envolvimento da torcida, todo o projeto, todo o trabalho nos bastidores. O resultado em campo é tudo fruto desse entorno todo que ajuda”, disse o meia em entrevista à Globo após o título.
Jorginho amplia o número de taças na carreira. O atleta tem no currículo, entre outros, o título da Libertadores pelo Flamengo; do Mundial de Clubes, da Champions League e da Liga Europa, pelo Chelsea. Com a seleção italiana, levou a Eurocopa de 2020.
“A energia é sensacional. A conexão do grupo, o grupo é muito bom. Todo mundo é um pelo outro. Não tem ego, ego a gente deixa de lado, a gente quer ver o bem do Flamengo. A gente trabalha para ver o companheiro crescer, entrar cada vez melhor para ajudar o time. Então, essa energia, essa conexão faz toda a diferença”, declarou o jogador à Globo.
No Flamengo, Jorginho atua pela primeira vez no futebol brasileiro. O jogador, que nasceu em Imbituba, em Santa Catarina, e é naturalizado italiano, iniciou a carreira profissional no Hellas Verona, em 2010. Chegou a ser emprestado ao Sambonifacese, também da Itália.
Em 2018, foi contratado pelo Chelsea. Na equipe inglesa, viveu o auge da carreira. Após passagem vitoriosa pelo time de Londres, se transferiu para o rival Arsenal, em 2023, ficando na equipe até junho de 2025, quando acertou com o Flamengo.
O meio-campista logo se adaptou ao futebol brasileiro e ao time carioca. Fez a estreia pelo Flamengo durante o Mundial de Clubes. O primeiro jogo pela equipe em solo brasileiro foi no dia 14 de julho, na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.
“Ah, uma estreia esperada, né? Com muita expectativa, não só por mim, mas pela minha família e amigos. E nesse check-list aí (dos estádios famosos em que jogou), com certeza o Maracanã é muito especial. A energia desse estádio, pelo que eu vi hoje, é algo incrível. Foi muito especial para mim, para minha família e para os meus amigos, que agora vão ter a oportunidade de acompanhar mais de perto”, disse Jorginho na ocasião.
“Foi bem diferente. Já na entrada do campo, um montão de criança. De onde sai tanta criança? (Risos) Um momento especial para mim, e acredito que um momento muito especial para essas crianças, um momento marcante. Foi algo muito bacana”, complementou.
JORGINHO PRIMORDIAL PARA O FLAMENGO
Nos meses seguintes, Jorginho sofreu com algumas lesões no Flamengo. O atleta chegou a perder dez partidas da equipe, após problemas na coxa. No entanto, o meio-campista se recuperou para a reta final da temporada, ajudando o time a conquistar os títulos da Libertadores e do Brasileirão.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
Jorginho foi um dos pilares da campanha do Flamengo, mesmo chegando ao clube na metade da temporada. Elogiado pelo técnico Filipe Luís, Jorginho coroa a rápida adaptação ao futebol nacional com o caneco do Campeonato Brasileiro.
“É um craque. Eleva muito o nível do nosso meio de campo. Eu amo esse tipo de jogador, que é um treinador dentro de campo. Ele leva sempre a minha ideia e entende muito rápido. Ele transmite e corrige o time dentro de campo, muitas vezes onde eu não consigo chegar. É um jogador muito diferente. Vamos poder desfrutá-lo aqui por um tempo”, afirmou Filipe Luís em julho.