Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 14 (AFI) – O Campeonato Brasileiro da Série A chega a sua nona rodada neste final de semana. Serão dez jogos, sendo dois deles neste sábado, sete no domingo e um na segunda-feira. O clássico paulista Corinthians e São Paulo, na Arena de Itaquera, domingo à tarde (16 horas) é, sem dúvida, o jogo mais atraente entre todos que serão disputados nesta rodada.
O Time da Fiel atravessa péssima fase. Está na 15ª colocação e, em oito jogos disputados, ganhou apenas um (do Fluminense). Empatou 3 e perdeu 4. Marcou apenas 5 gols e sofreu 8. Tem um saldo negativo de -3 gols. O São Paulo, por sua vez, é o quinto colocado na classificação geral do Brasileirão. Em oito jogos disputados, ganhou 4, empatou 1 e perdeu 2. Marcou 12 gols e sofreu 6. Seu saldo é positivo: 6 gols a favor, em oito jogos disputados.
Na última vez que esses dois clubes jogaram, houve a famosa “quebra do tabu” ,que durou nove anos. Até aquela partida, o tricolor paulistano jamais havia vencido o Corinthians dentro da Arena de Itaquera. Naquele jogo (dia 24 de janeiro de 2024), o tabu foi quebrado e a torcida tricolor ficou aliviada.
No jogo deste domingo, portanto, não haverá esse tipo de pressão extra em cima do São Paulo. Mas certamente haverá forte pressão sobre o time da fiel, que neste momento ainda é um dos clubes ameaçados pelo descenso. Ainda assim, por ser um super clássico, este é um jogo sem favorito. Tudo pode acontecer.
RODADA COMEÇA SÁBADO
A nona rodada começa neste sábado, dia 15 de junho. Às 18h30 jogam Red Bull x Juventude, em Bragança Paulista. Jogo difícil, mas. por jogar em casa, o Red Bull está mais perto da vitória. Às 21 horas, no Rio de Janeiro, o Fluminense pega o limitado Atlético Goianiense. Time do Diniz é favorito.
No domingo, às 16 horas, o clássico que falamos acima. Jogaço. Sem favorito. No mesmo horário, ainda jogam Athletico PR e Flamengo, em Curitiba e Vitória x Internacional, em Salvador, BA. No jogo que será disputado na capital do Paraná, um encontro curioso entre dois técnicos famosos, Cuca e Tite. Sou mais Cuca, cujo time vai jogar em casa. Na partida de Salvador, o time da casa está muito mal (último colocado do campeonato). Deve perder mais uma.
Às 18h30, o Criciúma recebe o excelente Bahia, de Rogério Ceni. Tricolor baiano bem perto de mais três pontos. Em Cuiabá, o frágil Cuiabá encara o excelente Fortaleza. Acredito mais na equipe cearense. No Rio de Janeiro, o Vasco da Gama pega o Cruzeiro, em São Januário. Se campanha valer, time azulado de BH vence. Em Vitória, ES, jogam Grêmio e Botafogo (um dos melhores times do campeonato). Vejo o time carioca com mais chance de vitória.
Na segunda-feira, dia 17, às 20h30, em BH, o Atlético Mineiro tem uma pedreira pela frente, o Palmeiras, de Abel Ferreira. Jogo duro para os dois lados. Não dá para indicar um favorito.
Antes destes jogos, a classificação da Série A está assim:
Melhor ataque – Botafogo, 14 gols.
Defesa menos vazada – Internacional, 3 gols contra.
Ainda está invicto no campeonato – Atlético-MG .
Principais artilheiros – Vegetti, do Vasco, 4 gols. Danilo Barbosa, do Botafogo, Vargas, do Atlético MG, Everaldo, do Bahia, Gonzalo, do Athletico PR, Luciano, do São Paulo, Luiz Araujo, do Flamengo, Matheus Pereira, do Cruzeiro, Matheuzinho, do Criciúma, Paulinho, do Atlético MG e Pedro, do Flamengo, 3 gols cada um.
Esta, como disse, será a nona rodada do Brasileirão 2024. Assim que ela terminar, vão faltar 29 para o campeonato terminar. Isso, no inicio de dezembro deste ano.