NOTÍCIAS DO FLAMENGO

No Flamengo, Vítor Pereira terá auxiliar dos títulos no Porto; parte da comissão inicia dia 26; veja nomes – Flamengo Com Vc, Mengo – FALANDO DE FLAMENGO site de notícias do Flamengo

No Flamengo, Vítor Pereira terá auxiliar dos títulos no Porto; parte da comissão inicia dia 26; veja nomes

Por Redação em 17/12/2022 às 03:55:16 Rui Quinta foi bicampeão português ao lado do “irmão” Vitor; em entrevista, afirmou que treinador tem “coração extraordinário”; Quinta e mais três profissionais iniciam no dia 26 Como fez no Corinthians, Vítor Pereira levará consigo cinco profissionais para a formação de sua comissão técnica no Flamengo. A configuração é a mesma: dois auxiliares, dois analistas e um preparador físico. Os nomes, porém, mudam, e Luís Miguel é o único que já fazia parte da equipe de VP em São Paulo.

+ Fifa define Marrocos como sede do Mundial de Clubes com Flamengo e Real Madrid

+ Rodrigo Caio e Filipe Luís vão poder treinar junto com elenco do Flamengo já a partir do dia 26

Os dois auxiliares são Luís Miguel e Rui Quinta. O último foi, como dizem em Portugal, o “treinador adjunto” de Vítor Pereira em seu primeiro trabalho de repercussão internacional. Juntos, conquistaram o bicampeonato português (2011-2012 e 2012-2013) e o bi da Supertaça no mesmo período.

Rui Quinta e Vítor Pereira foram bicampeões no Porto

Reprodução/Record

O preparador físico é Mário Monteiro, profissional que teve muito sucesso no Flamengo ao lado de Jorge Jesus. Além dos resultados expressivos de seu trabalho, Mário sempre foi bastante elogiado pelo ótimo relacionamento com atletas e funcionários que trabalharam com ele no Ninho do Urubu.

+ Flamengo encaminha retorno de Mário Monteiro para fazer parte da comissão de Vitor Pereira

Os analistas táticos são Paulo Sergio Pereira Gomes, de 46 anos, e Fabio Miguel da Silva Oliveira, de 33 anos.

Quarteto participa da reapresentação no dia 26; VP só em janeiro

Como só poderão assinar contrato em 2023, Vítor Pereira e Luís Miguel, ambos ainda vinculados ao Corinthians, iniciam os trabalhos no Ninho do Urubu no dia 2 de janeiro, após o elenco folgar no fim de semana do Réveillon.

Rui Quinta, Mário Monteiro, Paulo Sergio Pereira Gomes e Fabio Miguel da Silva Oliveira, todos novos integrantes da comissão técnica de VP, começam a trabalhar já no dia 26 de dezembro, quando o elenco se reapresentará no CT.

A primeira semana de trabalho visando 2023, compreendida entre 26 e 30 de dezembro, será composta por atividades majoritariamente físicas. É possível que se trabalhe com bola, mas dificilmente questões táticas já serão tratadas.

Conheça o perfil dos dois auxiliares

Rui Quinta: “Vítor é um irmão. Tem coração extraordinário”

Rui Quinta, de 62 anos, e Vítor Pereira conheceram-se num curso de treinadores em Ponte de Lima, uma vila portuguesa situada no Distrito de Viana do Castelo. Se enfrentaram por diversas vezes quando eram treinadores principais de equipes mais modestas, porém quando Vítor tornou-se auxiliar de André Villas-Boas, em 2010, no Porto, passaram a almoçar juntos frequentemente por intermédio de um amigo em comum. Ali aproximaram-se ainda mais.

Em 2011, Villas Boas acertou com o Chelsea, e VP, à época aos 43 anos, foi efetivado como treinador do Porto. Escolheu Rui Quinta para ser seu auxiliar, e o convite foi uma surpresa.

– Naquela altura, eu ia treinar o Varzim, tínhamos assumido um princípio de acordo. Mas ele ligou-me e disse: “Não vais nada para o Varzim, vai acontecer aqui uma situação… Em princípio, vou treinar o Porto e quero que venhas comigo”. E eu disse assim: “Ó, Vítor, estás a brincar comigo?” (risos) Mas depois disse-lhe: “Se me estás a ligar e a dizer que precisas de mim, então, amigo, conta comigo e só pode ser para uma coisa: é para sermos campeões e rebentarmos com tudo” – contou Quinta em 10 de abril numa entrevista publicada pelo “Tribuna Expresso”, de Portugal.

Dito e feito. Em duas temporadas, dois títulos portugueses e duas Supertaças de Portugal.

Na mesma reportagem ao “Tribuna Expresso”, Rui Quinta riu ao ouvir da repórter Mariana Cabral que Vítor Pereira, durante congresso do grupo “Periodização Tática por Vitor Frade”, o tratou como “o gajo que o acalmava nos momentos de tensão”.

– Quando me convidou para ser adjunto dele, eu, a partir desse momento, passei a viver exclusivamente para ele. Para ele ter sucesso. A minha postura nesses dois anos, ao lado dele, foi a de ser alguém que o potencializasse, que estivesse ali permanentemente para que ele nunca tivesse nenhuma falha, para que ele tivesse sucesso. Algumas vezes, isso implicou discutirmos um com o outro, mas isso também era um indicador da nossa ligação e do respeito que tínhamos um pelo outro. Muitas vezes era no sentido de acalmá-lo, porque ninguém sonha o que é ser uma figura que todos os dias – todos os dias – é confrontado em termos de jornais, televisão e rádio com notícias sobre aquilo que é como pessoa, com tudo a fazer considerações sem sequer conhecerem a pessoa.

– Foi só isso que fizemos e fizemos com um gosto e com uma paixão extremas. Ficou célebre entre nós uma frase que utilizávamos muito, que era: “Queres ter razão ou queres ser campeão?” (risos) Anda muita gente pendurada na razão, mas nós dizíamos assim: “É, pá, quando formos campeões, vamos ter a razão toda do mundo.” E foi isso que aconteceu (risos).

Curso “Periodização Táctica by Vitor Frade” parabenizou Rui Quinta pela parceria com Vítor Pereira

Divulgação

Ao “Lance”, em 29 de agosto de 2022, quando fazia um intercâmbio na Portuguesa Santista, Rui Quinta falou da forte amizade que criou com Vítor no período no Porto.

– O Vítor é um irmão meu. Nos juntamos no Porto por dois anos. Nesses dois anos, compartilhamos nossa vida, dia a dia. Tenho com ele uma gratidão eterna pela oportunidade, e tenho com ele uma amizade diferente, porque vivemos juntos dentro do mesmo clube, as mesmas felicidades. Isso nos ligou muito.

Mesmo sem trabalhar diretamente com VP há 10 anos, Quinta, na mesma entrevista ao “Lance”, tratou o novo treinador do Flamengo como um “obcecado”. Em relação ao estilo em campo, disse que Vítor gosta de “mandar no jogo”.

– O que eu sei, ele é um treinador extremamente ligado, obcecado com tudo que faz, os detalhes, para que tudo esteja da maneira que ele pretende. Tem uma capacidade de evidenciar aos jogadores aquilo que é o melhor para cada um. A forma de jogo dele é apelativa porque gosta de ter a bola, mandar no jogo. É uma equipe que joga para ganhar. Às vezes até exagera como gasta o tempo preocupado com as coisas relacionadas a time e jogadores. Disse isso para ele algumas vezes, é importante sairmos um pouco, fazer um refresh, para voltar com energia no topo. É um treinador que não se dá por vencido.

Sobre a personalidade de Vítor, Quinta o vê como pessoa de “coração extraordinário” e extremamente preocupado com o próximo. Disse também que o amigo é bastante discreto e avesso a holofotes.

– O Vítor se fez a ele próprio, veio lá de baixo, de um meio social complicado, onde colegas dele descambaram na vida, e ele foi estudar, formou-se, treinou na base, no principal, e está agora no topo. É uma pessoa de um coração extraordinário, se preocupa muito com o bem-estar das pessoas, fazer o bem, ajudar. Pessoalmente, é tímido, reservado, não gosta de muita exposição – encerrou.

Rui Quinta, fora de foco, ao fundo de Vítor Pereira, em treino do Porto

Reprodução/Mais Futebol

Luís Miguel: conterrâneos, cunhados e velhos companheiros

Único dos que continua com Vítor Pereira após a saída do Corinthians, Luís Miguel, nascido em Espinho, em Portugal, tem dupla nacionalidade: portuguesa e angolana. O treinador de 51 anos tem a licença Pro da UEFA.

No começo de sua carreira, treinou times pequenos de Portugal, como Algodres, União Lamas, Feirense, Paços de Ferreira e Santa Clara. São 77 jogos nessa função.

Luís Miguel, auxiliar de Vítor Pereira, orientando jogadores do Corinthians

Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

Após 2012, seu último trabalho como técnico principal, se juntou a Vítor Pereira como assistente. Luís Miguel esteve ao lado do novo treinador do Corinthians no Al Ahli, Fernerbahçe, 1860 Munique e Shangai SIPG. De 2009 a 2010, um ano após a saída de Pereira da base do Porto, Luís Miguel assumiu o sub-15 do clube.

Um fato curioso: Vitor Pereira e Luís Miguel são cunhados. Nascidos em Espinho, Portugal, o treinador do Timão se casou com a irmã do hoje auxiliar. Ambos já se enfrentaram, inclusive, em uma partida entre Porto e Paços de Ferreira*.

*O texto sobre Luís Miguel foi retirado da matéria “Cunhado, doutor e melhor aluno: conheça a comissão técnica de Vítor Pereira no Corinthians” (clique aqui e leia), publicada pelo ge em 28 de fevereiro de 2022.

+ Contratações do Flamengo para 2023: veja quem chega, quem fica e quem vai embora

+ Leia mais notícias do Flamengo

???? Ouça o podcast ge Flamengo ????

Fonte:

Tags:   .comu_erro {font-size: 10px;color: #aaaaaa;font-weight: bold;text-transform: uppercase;letter-spacing: 0.06em;background: #f4f4f4;padding: 0 10px;line-height: 23px;display: inline-block;margin-right: 2px;border-radius: 5px;cursor: pointer;padding-right: 5px;}.comu_erro svg{margin-top: 1px;margin-left: 5px;} Comunicar erro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *