Todos sabem, ou pelo menos já ouviram, que a cozinha sul-americana é muito rica. É uma mistura de influências culturais, especiarias e história que lhe dá aquele toque especial.
, comentará algumas das principais da lista.
1- Feijoada
O primeiro lugar na lista é, naturalmente, impossível de ser diferente… A Feijoada não é apenas o prato mais consumido no Rio de Janeiro, mas talvez o mais conhecido da cozinha típica brasileira. Consiste em um guisado de feijão preto com linguiça, carne seca e outras partes menos apreciadas do porco, tais como orelhas, patas e rabo. Acredita-se que a feijoada foi concebida por escravos, que cozinhavam com os alimentos não consumidos de seus senhores, e é precisamente por isso que estas partes do porco foram utilizadas. O prato é normalmente comido com arroz branco, couve e laranja e é surpreendentemente saboroso e original.
2- Farofa
A Farofa não é um prato, mas um acompanhamento. A receita original consiste essencialmente de farinha de mandioca, manteiga e bacon, mas, dependendo do gosto, outros ingredientes como banana, passas e cenouras podem ser adicionados para dar um sabor diferente. A Farofa está sempre presente nos churrascos brasileiros e é um grande acompanhamento da feijoada. Como uma boa escolta é sempre uma das .
3- Acarajé
Este prato típico baiano é fruto da herança africana do Brasil e é amado não só pelos turistas, mas também pelos moradores locais. Consiste em bolinhos, fritos em óleo de dendê e recheados com vatapá (creme saboroso com camarões secos e leite de coco), camarões, vinagrete e pimenta.
A iguaria afro-brasileira é facilmente encontrada nas ruas da Bahia, mas cuidado, quando perguntado se deseja o acarajé quente ou frio, é preciso saber que “quente” significa que é picante e não a temperatura da mesma.
4- Pão de Queijo
Estrela do estado de Minas Gerais, o Pão de Queijo é a refeição perfeita para um lanche ou um café no final da tarde.
Segundo os historiadores, esta receita teve origem nas fazendas de Minas Gerais numa época em que a farinha de trigo era escassa e se buscava substitutos. Não é coincidência que o pão de queijo tenha polvilho, um pó extraído da mandioca, em sua composição.
5- Churrasco
Quando se pensa em uma festa brasileira, se pensa em um churrasco. Tradição no Brasil, a carne grelhada a carvão é um dos principais alimentos consumidos por seus habitantes, que, segundo a história, a consomem desde meados do século XVII, quando o gado era abundante na própria terra.
O churrasco brasileiro inclui carnes vermelhas, como as famosas picanhas, frango, carne de porco, linguiças e pão de alho. Também é comido com arroz, farofa e vinagrete. Uma iguaria que é uma necessidade quando se trata de descobrir a gastronomia do país sul-americano.
Sobremesas
Pudim de leite
Uma das sobremesas mais consumidas pelos brasileiros, o pudim é inspirado nos doces portugueses. É uma receita rápida e fácil de preparar e requer basicamente 4 ingredientes: leite, leite condensado, ovos e açúcar.
Brigadeiro
Quem nunca ouviu falar dessas bolinhas pretas? O brigadeiro é um doce tipicamente brasileiro, inventado precisamente ali, sem influências estrangeiras. Nenhum aniversário, casamento ou evento está completo sem ele. Consiste em uma mistura de leite condensado, manteiga, cacau em pó e chocolate granulado para a cobertura.
Como se pode ver, o Brasil oferece uma enorme gama de propostas para mergulhar na sua cultura culinária, e não faltam opções para apreciar a típica cozinha brasileira e tornar a visita ao país ainda mais gratificante. Para aqueles que querem ter uma experiência ainda mais completa, as podem oferecer um serviço de companhia que vai além e torna a estadia no país inesquecível.