Campinas, SP, 18 (AFI) – O time de futebol feminino do Santos foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro após ceder empate por 1 a 1 ao Botafogo, neste domingo, na Vila Belmiro, pela penúltima rodada da primeira fase.
As ‘Sereias da Vila’ venciam por 1 a 0, gol de Karla Alves, até os 48 minutos da etapa final, quando Nathane aproveitou cobrança de falta e igualou de cabeça.
Com o resultado, as duas equipes chegaram aos 11 pontos, sem chances de alcançar o Real Brasília (16), primeiro clube fora da zona da degola, na última rodada. Assim, tanto o Santos quanto o Botafogo se juntam aos também rebaixados Avaí Kindermann e Atlético-MG.
A equipe de futebol feminino do Santos é uma das pioneiras na modalidade no Brasil e também uma das mais vitoriosas. Bicampeãs da Libertadores (2009 e 2010), campeãs brasileiras (2017), bicampeãs da Copa do Brasil (2008 e 2009) e tetracampeãs paulistas (2007, 2010, 2011 e 2018), as Sereias da Vila chegaram a contar com craques como Marta, Formiga e Cristiane, além de formar a base da seleção brasileira.
No último ano, porém, a situação do departamento de futebol feminino do clube foi abalada pela redução de investimentos, pela falta de planejamento e por denúncias de assédio sexual e moral, por atletas da equipe alvinegra, envolvendo o ex-treinador Kleiton Lima, demitido em 2023.
MAIS JOGOS.
No Jayme Cintra, o Internacional surpreendeu o Palmeiras ao vencer por 2 a 1, com gols de Priscila, que disputou os Jogos Olímpicos de Paris-2024 com a seleção brasileira, e Belén Aquino. Gabi Morais descontou, contra.
Apesar do revés, o Palmeiras está classificado para a próxima fase. O time alviverde é o quarto colocado, com 25 pontos, atrás de Corinthians (37), Ferroviária (32) e São Paulo (27). O Inter tem 20, no sétimo lugar.
Em Contagem, o São Paulo abriu o placar com Camilinha, mas Soraya decretou a igualdades. Ambos os gols saíram no primeiro tempo. O time mineiro é o décimo colocado, com 19 pontos.