Rio de Janeiro, RJ, 03 (AFI) – O Flamengo tem conversas em andamento pela renovação do vínculo do atacante Wallace Yan, de 20 anos. A diretoria se reuniu com o empresário do jogador nesta quarta-feira para iniciar as tratativas pela extensão do vínculo, válido até dezembro de 2027. A informação foi divulgada pelo jornalista Venê Casagrande.
OLHO NO GAROTO
Diante do crescimento de Wallace Yan nesta temporada, o Flamengo tem o objetivo de dar uma valorização salarial, aumentar o tempo de contrato por mais um ano e subir o valor da multa rescisória. Xodó do técnico Filipe Luís e bem avaliado internamente, o jovem foi o artilheiro da equipe no Mundial de Clubes, com dois gols marcados.
Atualmente, a multa rescisória do atleta para o exterior é de 40 milhões de euros (R$ 254 milhões na cotação atual), enquanto a cláusula para o futebol brasileiro é de 5 milhões de euros (R$ 33 milhões). Recentemente, o Wolverhampton, da Inglaterra, fez uma sondagem e indicou que tem interesse na contratação, mas ainda não intensificou as tratativas.
Em 2025, Wallace Yan ganhou espaço no time profissional e aproveitou as oportunidades que recebeu. O garoto soma 16 partidas no ano, com seis gols e três assistências. Além disso, passou a frente de opções importantes no elenco rubro-negro, como Juninho, que chegou com status de substituto de Gabigol e ainda não se firmou. Recentemente, ele foi elogiado publicamente por Filipe Luís.
“Temos uma confiança muito grande no Wallace Yan. É um cara que tem fome de vencer, que luta diariamente para conseguir o objetivo dele e ajuda o Flamengo. Ainda tem muita margem de evolução e o primeiro passo é o que está fazendo no dia a dia. Fico muito feliz porque para mim ele já era, mas hoje, se torna uma realidade para o torcedor. Estou muito feliz por ele e espero que continue evoluindo a cada dia.”, declarou Filipe.
TRAJETÓRIA
Wallace Yan foi criado em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e começou sua trajetória no interior de São Paulo, onde atuou na base da Ferroviária. Na Locomotiva, sofreu uma grave fratura na tíbia da perna direita, mas conseguiu se recuperar e aos 15 anos, foi o destaque do Campeonato Paulista da categoria, chamando atenção do Flamengo.
O atacante também recebeu propostas de Athletico-PR, Santos e Red Bull Bragantino, mas optou por retornar ao Rio de Janeiro para ficar mais perto da família. Na última temporada, ele foi um dos destaques na campanha rubro-negra que culminou na conquista do Mundial sub-20, sob o comando de Filipe Luís.