Campinas, SP, 17 (AFI) – A influência de Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), dentro da CBF, vem ganhando cada vez mais repercussão, ainda mais com as novas eleições após o afastamento de Ednaldo Rodrigues. Segundo matéria do jornal “O Globo”, o ministro aprovou o nome de Samir Xaud, presidente eleito da Federação de Futebol de Roraima.
INSTITUTO DE GILMAR MENDES TEM PARCERIA COM CBF
O candidato tem o apoio do Instituto Brasileiro de Ensino Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), do qual Gilmar Mendes é fundador. O IDP tem parcerias com a CBF e comandado pelo filho do ministro, Francisco Mendes.
As polêmicas começaram quando Gilmar Mendes foi sorteado para julgar casos relacionados a Ednaldo Rodrigues. Gilmar negou alguns pedidos de afastamento do mandatário e o reconduziu ao cargo em janeiro de 2024, o que aumentou a pressão sobre a relação do ministro com a entidade.
GILMER MENDES JULGARÁ NOVO RECURSO DE EDNALDO
Após o afastamento nesta semana, Ednaldo Rodrigues entrou novamente com recurso no STF, que será avaliado por Gilmar Mendes. Desta vez, porém, a tendência é que seja negado.
MAIS INFLUÊNCIA
A imprensa brasileira, como a revista Piauí, também destacou outras medidas de influência de Gilmar Mendes na CBF, como indicações de seis diretores na entidade. A reportagem também destacou pagamentos suspeitos a advogados antes de decisões judicias favoráveis à CBF.
Em 2022, também desbloqueou R$ 52 da milhões da CBF para que a entidade pudesse pagar uma indenização ao Icasa-CE. Mesmo assim, ele nunca se declarou suspeito para julgar processos envolvendo a CBF.
Tais medidas e críticas fizeram com que vários deputados começassem a cogitar a instalação de uma CPI para averiguar o caso.
SENADO PEDE EXPLICAÇÃO
No início de maio, a Comissão de Esporte do Senado Federal aprovou um requerimento que convida o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, para explicar, em audiência pública, “supostas condutas irregulares” e “possível conflito de interesses” em decisão concedida por Gilmar Mendes.
ELEIÇÕES NA CBF
Após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, Fernando José Macieira Sarney foi nomeado como interventor. Ele já convocou eleições para o próximo dia 25, domingo, dando apenas quatro dias para quea as chapas sejam registradas.
Samir Xaud já teria conseguido apoio de 22 federações, o que impossibilitaria a inscrição de uma chapa de oposição, pois o regulamento define que a chapa precisa de ao menos do apoio de oito federações.
Neste sábado, 30 clubes das Séries A e B publicaram um manifesto com críticas às medidas adotadas para as novas eleições e divulgaram apoio a Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF).